STJD recebe denúncia contra o Inter e Abel Braga após fala homofóbica | OneFootball

STJD recebe denúncia contra o Inter e Abel Braga após fala homofóbica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·02 de dezembro de 2025

STJD recebe denúncia contra o Inter e Abel Braga após fala homofóbica

Imagem do artigo:STJD recebe denúncia contra o Inter e Abel Braga após fala homofóbica

A entrevista de apresentação do técnico Abel Braga foi marcada por uma infeliz declaração. O treinador de 73 anos afirmou que não queria ver os atletas treinando de rosa, por parecer um “time de veados”. Após a declaração, o comandante utilizou as redes sociais para se desculpar, mas o caso já tinha ganho grande repercussão.

O erro cometido pelo treinador foi tão grande que resultou em uma denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Segundo informações do jornalista Rodrigo Castro, do jornal “O Globo”, o grupo “Arco-Íris de Cidadania LGBTI+” acionou a Procuradoria do STJD exigindo também uma análise envolvendo o Internacional, relembrando uma outra fala machista protagonizada por Ramón Díaz antes de sua demissão.


Vídeos OneFootball


Apesar das retratações realizadas pelos dois treinadores nas redes sociais, o Grupo Arco-Íris entende que isso não é suficiente diante do reforço de estigma e de práticas discriminatórias dentro do esporte, ainda mais partindo de nomes de grande influência no mundo do futebol.

Com isso, o pedido é de que ambos sejam denunciados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O dispositivo prevê suspensão de até dez partidas, além de multa que pode chegar a R$ 100 mil, caso a denúncia seja aceita e os técnicos considerados culpados. Pelo regulamento, também existe a possibilidade de uma punição ao clube.

Além da denúncia, o Abel Braga pode participar de medidas reparatórias, como participação em cursos e seminários, enquanto o Internacional poderá elaborar programas educativos e campanhas de conscientização. Ainda não há, contudo, um prazo para o STJD confirmar se aceita, ou não, a denúncia.

Saiba mais sobre o veículo