Esporte News Mundo
·19 de novembro de 2025
STJD suspende árbitros do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·19 de novembro de 2025

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu, em sessão nesta quarta-feira (19), a suspensão da dupla de arbitragem Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam por 40 dias, após análises de lances no clássico entre São Paulo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.
A partida, que aconteceu no dia 05 de outubro, foi marcada por polêmicas. Derrotado por 3 a 2, de virada, o São Paulo ficou na bronca com as atuações de Abatti Abel, árbitro do jogo, e Estevam, que estava no comando da cabine do VAR.
Foram analisados dois erros que, segundo o Tricolor Paulista, seriam cruciais para um resultado diferente. Os mandantes venciam por 2 a 0, quando um possível pênalti de Allan em Tapia não foi marcado. Outra jogada analisada foi uma provável expulsão de Andreas Pereira após falta no são-paulino Marcos Antônio.
Com a decisão do STJD, os árbitros foram punidos por deixarem “de observar as regras da modalidade”, conforme previsto no Artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A suspensão poderia ser de até 120 dias, mas o gancho será menor e a defesa de Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam poderá recorrer.









































