Jogada10
·11 de agosto de 2023
Sul-Americana: Nas penalidades, LDU elimina o Ñublense e entra no caminho do São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·11 de agosto de 2023
*Por Danilo Di Grado
No confronto de volta pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana, não faltou emoção entre LDU e Ñublense, na noite desta quinta-feira (10), no estádio Casa Blanca. Com ambos os times mostrando disposição desde os primeiros movimentos, a partida ganhou ares dramáticos com a vitória no fim para os chilenos, com direito a um gol nos acréscimos de Manuel Rivera, fechando a conta em 3 a 2, fazendo com que o agregado terminasse em 3 a 3. Com a igualdade, a decisão foi para as penalidades, onde os equatorianos levaram a melhor por 4 a 3, garantindo sua vaga na próxima fase tendo pelo frente o São Paulo, que eliminou o San Lorenzo.
Primeiro tempo
Fazendo valer o mando de campo, a equipe da LDU iniciou o duelo tomando a iniciativa. Porém, apesar de ditar o ritmo até meados dos 15 minutos, acabou não tendo êxito em jogadas aéreas, fazendo com que o Ñublense segurasse o empate parcial.
INDICADAS PARA VOCÊ: Libertadores: De forma histórica, Racing elimina o Atlético Nacional James Rodríguez deve estrear contra o Flamengo, diz Dorival
Mas a insistência por parte dos equatorianos surtiu efeito. Um pouco mais tarde, aos 26 minutos, finalmente conseguiu tirar o zero do marcador, em jogada iniciada por Leonel Quiñonez que, após fazer um cruzamento pelo lado esquerdo, viu Jhojan Julio cabecear sem marcação com a bola tocando na trave antes de entrar.
Com a vantagem no agregado ampliada, os chilenos tentaram não se abater. Sendo assim, momentos depois, aos 31 minutos, o árbitro da partida, Yael Falcón Pérez em um lance envolvendo Domínguez e Rebolledo marcando pênalti na sequência, dando amarelo ao goleiro do time da casa. Na cobrança, Patricio Rubio bateu de um lado, enquanto o arqueiro acabou caindo do outro, empatando tudo em Quito.
Segundo tempo
Com a bola rolando para a etapa complementar, o confronto mostrava-se um pouco mais equilibrado com o Ñublense conseguindo aparecer em seu campo de ataque, enquanto a LDU respondia na mesma moeda, isso tudo até meados dos 10 minutos.
Vendo o relógio correr, o técnico do time visitante resolveu então promover algumas trocas. E surtiu efeito. Pouco tempo depois, aos 16, em um passe enfiado na área de Juan Leiva, Patricio Rubio acabou errando o domínio, com Richard Mina chutando sem chances para o Domínguez, virando o placar para 2 a 1.
Ñublense e LDU protagonizaram um jogo equilibrado e que foi decidido na disputa de pênaltis (Photo by RODRIGO BUENDIA/AFP via Getty Images)
Ganhando contornos de emoção, o jogo passou a ficar aberto para os dois lados, com o treinador dos Albos optando por algumas trocas, tentando levar a classificação no tempo normal. Sendo assim, iniciou-se uma verdadeira blitz na área dos Diablos Rojos, com direito a bola explodindo na trave como na cabeçada de Paolo Guerrero. Até que aos 46 minutos, Sebatían González, após cruzamento de José Quinteros, finalizou no ângulo do goleiro rival empatando a partida novamente.
Mas o inacreditável aconteceu dois minutos depois. Aos 48 minutos, os chilenos foram para o campo de ataque e, de forma heroica, encontraram o gol que levou o duelo para as penalidades, aumentando o drama em Quito. Nas cobranças, os equatorianos acabaram mostrando melhor pontaria e venceram por 4 a 3, garantindo a vaga na próxima fase do torneio continental.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo