Súmula: árbitro relata “ofensas” de funcionários do Corinthians e necessidade de ajuda policial | OneFootball

Súmula: árbitro relata “ofensas” de funcionários do Corinthians e necessidade de ajuda policial | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·23 de março de 2026

Súmula: árbitro relata “ofensas” de funcionários do Corinthians e necessidade de ajuda policial

Imagem do artigo:Súmula: árbitro relata “ofensas” de funcionários do Corinthians e necessidade de ajuda policial

O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima relatou, na súmula da partida entre Corinthians e Flamengo, que teria sido ofendido por funcionários do clube alvinegro após o apito final e precisou recorrer à ajuda policial para ir ao vestiário. O duelo terminou empatado em 1 a 1, na Neo Química Arena, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o documento, Leonardo Carnevale, gerente de Marcas e Novos Negócios, e Mauro Van Basten, observador técnico do Timão, teriam proferido ofensas direcionadas ao árbitro.


Vídeos OneFootball


“Após o final do jogo em frente a porta do vestiário da arbitragem, fomos abordados por pessoas identificadas com a camiseta do SC Corinthians, onde 2 deles se destacaram gritando e falando palavras de ofensa a este árbitro: ‘Sempre contra a gente, safado, tá de sacanagem’. Foram identificados o sr. Leonardo Carnevale e o sr. Mauro Van Basten”, escreveu o juiz.

Rodrigo José Pereira de Lima também afirmou que precisou de escolta de parte do efetivo da Polícia Militar para entrar no vestiário destinado à arbitragem.

“Informo ainda que foi necessário utilização de força por parte da Polícia Militar para que arbitragem pudesse entrar em seu referido vestiário”, completou na súmula.

Arbitragem muito criticada

A arbitragem de Rodrigo José Pereira de Lima foi extremamente criticada por diretores de Corinthians e Flamengo. Do lado alvinegro, Marcelo Paz questionou um pênalti não marcado em André e pediu publicamente à CBF que o juiz não apite mais jogos do Timão. José Boto, por sua vez, criticou a expulsão de Evertton Araújo e também apontou um possível cartão vermelho para Gabriel Paulista, que acertou o rosto de Jorginho antes de um escanteio.

Assim como os dirigentes, os jogadores não deixaram barato para a arbitragem. Gustavo Henrique reclamou que a bola pouco rolou após a expulsão de Evertton Araújo, aos seis minutos do segundo tempo, enquanto Danilo questionou a decisão do árbitro de mostrar o cartão vermelho, mesmo após a revisão no VAR.

O técnico Dorival Júnior também não ficou satisfeito e, como Marcelo Paz, mencionou o pênalti não assinalado em André. “Não tivemos mais um jogo fluindo. Por isso que eu gostaria que continuasse no 11 contra 11. Porque estava sendo jogado de maneira mais natural. […] Buscamos amplitude dos lados, ataques por dentro, com bolas aéreas. Usamos o arsenal que temos. Não conseguimos, mas tivemos um pênalti absurdamente não marcado, que impediu o resultado melhor”, disse.

Situação na tabela

O resultado não foi positivo para nenhuma das duas equipes. O Corinthians emendou mais um empate e caiu para a 11ª colocação, ficando com 10 pontos. O Timão ainda viu o jejum aumentar, chegando ao sétimo jogo consecutivo sem vencer — são duas derrotas e cinco empates no recorte.

Próximos jogos do Corinthians

  • Fluminense x Corinthians (nona rodada do Campeonato Brasileiro)
  • Data e horário: 01/04 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
  1. Corinthians x Internacional (décima rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 05/04 (domingo), às 19h30 (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Saiba mais sobre o veículo