MundoBola
·30 de janeiro de 2026
Supercopa do Brasil: Brasília monta forte esquema de segurança para Flamengo x Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·30 de janeiro de 2026

Neste domingo (1º), Flamengo e Corinthians se enfrentam na final da Supercopa Rei, no Mané Garrincha. Devido ao duelo entre as duas maiores torcidas do país, Brasília montou um forte esquema de segurança para o confronto.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal prevê estádio lotado para a decisão, com aproximadamente 71 mil torcedores. Dessa forma, a abertura dos portões foi antecipada para 12h (horário de Brasília), com o objetivo de evitar aglomerações no entorno. A bola rola às 16h.
Além disso, o Protocolo de Operações Integradas (POI) prevê o monitoramento tecnológico em tempo real, com mais de 600 câmeras exclusivas do estádio, que atuarão em conjunto com o sistema de Videomonitoramento Urbano da capital - dentro e fora do Mané Garrincha.
As forças de segurança decidiram instalar uma "cidade policial" no entorno do Mané Garrincha, que servirá como centro de comando das operações durante a final entre Flamengo e Corinthians.
O policiamento será realizado pela Polícia Militar do Distrito Federal, que atuará em diversos locais estratégicos da região. A PMDF também contará com o apoio do Corpo de Bombeiros antes, durante e após a partida.
A rede de compartilhamento de dados será reforçada para a decisão, com mais de 30 órgãos e instituições governamentais trabalhando em conjunto. A operação também contará com câmeras de alta tecnologia, que auxiliarão na segurança e no trânsito da região.
Vale destacar que torcedores de Flamengo e Corinthians serão submetidos a revistas em todos os setores do estádio. A organização da partida proíbe itens como sinalizadores e fogos de artifício. Materiais provocativos, como cartazes, também serão confiscados.
As forças de segurança preveem a criação de uma travessia para pedestres na Via N1, próximo ao Planetário. Quanto à dispersão, a pista contará com três faixas liberadas no estacionamento leste para viabilizar a saída de veículos em direção à Via N2.
Após o fim do jogo, algumas rotatórias do entorno do Mané Garrincha serão fechadas para facilitar o tráfego em sentido único. Vale destacar que o Detran estará a postos, com guinchos, para evitar a obstrução das vias.
O forte esquema de segurança condiz com a importância da partida, disputada entre as duas maiores torcidas do Brasil. Para a final contra o Corinthians, pela Supercopa, o Flamengo pode ter o reforço de Lucas Paquetá, a maior contratação da história do futebol brasileiro.








































