Leonino
·16 de dezembro de 2025
Suposto sucessor de Rui Borges no Sporting 'baba-se' para Salvador Blopa

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·16 de dezembro de 2025

Salvador Blopa renovou contrato com o Sporting até 2030 e quem teceu vários elogios ao jogador foi João Gião, treinador da equipa B dos leões, que foi questionado sobre a evolução do jovem de 18 anos, que se estreou na turma principal verde e branca pela mão de Rui Borges.
"A malta normalmente diz que a maior arma dele é o físico, porque ele fisicamente é incrível e tecnicamente é um miúdo que percebe muito bem o jogo, mas a maior arma dele é a mentalidade. É um puto com uma mentalidade espetacular, tem muita ambição, mas é muito humilde e continua a respeitar os colegas mais velhos que tem na equipa B, porque alguns são de uma geração 2 ou 3 anos mais velha que a dele e ainda não tiveram a possibilidade de se estrear no Sporting – alguns se calhar nunca se vão estrear no Sporting –, mas ele continua a olhar para eles com o mesmo respeito, como se já se tivessem estreado e ele não", começou por dizer, em declarações à Rádio Renascença.
João Gião: "Blopa é um miúdo com muito mérito pela forma como tem lidado com isto"
De resto, João Gião voltou a focar-se na mentalidade do jogador: "O Flávio [Gonçalves] também, mas o Blopa é um miúdo com muito mérito pela forma como tem lidado com isto. Logicamente que às vezes não é fácil jogar a Liga dos Campeões a meio da semana, jogar com o Brugge a meio da semana e de repente vem para baixo, treina uma vez, autocarro, Felgueiras, campo, 'onde é que estou'? Isto não tem a ver com o facto de ser humilde ou não, mas ele tem lidado muito bem com isso. É muito mérito dele, é um miúdo com uma cabeça muito boa. Sabe muito bem o que quer, percebe muito bem o que correu muito mal com casos semelhantes, por isso tem sido relativamente fácil gerir, mas é muito mérito dele".
Vale lembrar que, além de ter estendido o seu vínculo com o Sporting, Salvador Blopa ficou com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e mostrou-se bastante satisfeito com esta decisão: "É um sentimento único. Sinto que o Clube está a apostar cada vez mais em mim, isso deixa-me muito contente e, agora, prometo mais trabalho e dedicação".
Esta temporada, Salvador Blopa leva 18 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e quatro no plantel principal. No total, o ala disputou 1.215 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.









































