Tá bem claro onde o Grêmio perdeu o Gre-Nal, não dá nem pra esconder! | OneFootball

Tá bem claro onde o Grêmio perdeu o Gre-Nal, não dá nem pra esconder! | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: JB Filho Repórter

JB Filho Repórter

·26 de janeiro de 2026

Tá bem claro onde o Grêmio perdeu o Gre-Nal, não dá nem pra esconder!

Imagem do artigo:Tá bem claro onde o Grêmio perdeu o Gre-Nal, não dá nem pra esconder!
  • Tão preocupante quanto a derrota com atuação muito melhor do Inter, foi a declaração do Marcos Rocha depois da partida. Dizer que o Inter venceu muito mais na vontade é esconder a realidade. O Inter foi melhor técnica e taticamente. Jogou melhor. Simples como isso. Depois, podemos ver os porquês, mas não dá pra achar que só vontade ou falta de vontade explica o que aconteceu.
  • Outra, o Grêmio começou perdendo a partida quando o Luís Castro não quis falar de Gre-Nal após uma partida comum de Gauchão. Isso é não entender onde está no mundo. O clássico é maior que o Gauchão.
  • Dias depois, um repórter perguntou para o Luís Castro sobre Tiaguinho e Arthur jogando juntos, se não precisava de um primeiro volante e o treinador deu uma resposta um tanto quanto soberba, como se não fosse relevante um volante que tenha característica de mais marcação. É óbvio que não é apenas um marcador, que pode dar certo com todo um sistema. Agora, quando a tua diretoria tá no mercado procurando o Guido ou outro primeiro volante, a pauta se impõe. Outra, todo mundo sabia que Tiaguinho e Arthur tinham que ser testado. No primeiro teste, foi desastroso.
  • Então, por tudo isso, precisamos falar, sim, sobre o Luís Castro. Ele é o treinador badalado, que precisava fazer mais com o que foi lhe entrega. O Pezzolano tá trabalhando o mesmo tempo e com uma mão de obra pior à disposição. E foi muito superior no clássico. Isso precisa ser levado em consideração.
  • Weverton chegou e falhou. Simples como isso. Entregou o clássico. Falhas que não seriam perdoadas para o Volpi. O critério precisa ser o mesmo. Se vem com status, precisa corresponder. Hoje, a derrota vai muito na conta dele.
  • Não vou ser definitivo e dizer que Arthur e Tiaguinho não podem jogar juntos nunca mais. Posso dizer que, nessa noite, não deram certo. O jeito de jogar proposto dessa vez, não é o ideal. Se vão achar algo no futuro, é outra historia.
  • Arthur esteve absolutamente apagado. Sumido. Pouco ou quase nada produziu.
  • Já o Tiaguinho nitidamente sentiu o Gre-Nal. Começou meio que apavorado. No decorrer do primeiro tempo, ganhou mais confiança, porém, ainda longe do ideal. Teve que sair porque levou uma pancada e não conseguia mais jogar ainda no final do primeiro tempo.
  • E, vendo que não tinha meio-campo, Castro colocou Dodi e Edenilson no intervalo. Fez praticamente num tripé no meio-campo. Não deu em nada também. Ou seja, não foram só os jogadores, foi o jeito de jogar que não deu certo mesmo.
  • Nesse contexto, me pergunto se Willian tem moral com o português mesmo. Tá escancarado que será meia centralizado e não jogará nas pontas por questão de vitalidade. Hoje, se mostrou a terceira opção em prioridade, perdeu pro Cristaldo e depois Edenilson. Entrou na reta final. Penso que temos um norte com ele. O difícil é entender o porquê Cristaldo segue ganhando tanta moral.
  • Aqui, precisamos falar da direção, afinal, não tinha o camisa 5 e nem o camisa 10. Os dirigentes não são mágicos e nem fabricam dinheiro. Agora, estava se criando uma visão que foi só chegarem que tudo estava resolvido. Não está. 
  • Me detesto por dizer isso, mas o Noriega é de um azar que vou te contar. Ele pode fazer o certo que dá errado. O gol contra do Marcos Rocha tem ele como protagonista. Não consigo culpá-lo, apenas não dá pra negar que é o segundo clássico que tem marcas negativas.
  • Quem, de fato, esteve mal foi o Marcos Rocha. Bernabei e Carboneram passavam de moto por ele. Foi constrangedor. Fica um ponto de interrogação nesse lado. Não temos como imaginar que o cara terá vigor físico de marcar em velocidade com quase 40 anos. E aí? O que fazer?
  • Carlos Vinícius deu o passe para o gol do Amuzu, mas depois foi muito marcado. Ficou complicado pra ele. Tem créditos, isso vai acontecer mais vezes. A questão é ter outros protagonistas que dividam essa função com ele.
  • Tetê fez boas jogadas pontuais, ainda precisa ter mais entendimento com a equipe para performar o que sabe. Na avaliação de hoje, é isso. Não vou achar que o cara não jogará bem por conta de esperar mais dele no clássico. Teremos tempo para acompanhar sua evolução.
  • Enfim, não dá pra ser maluco e dizer que, por conta de um Gre-Nal de primeira fase, tudo está perdido. Só não é uma boa o Grêmio se esconder nas frases prontas como “vontade”, “detalhe” ou qualquer outra coisa. É preciso olhar onde errou e melhorar. 
Saiba mais sobre o veículo