Tapia se consolida como homem-gol em clássicos pelo São Paulo: “Um protagonista desse grupo” | OneFootball

Tapia se consolida como homem-gol em clássicos pelo São Paulo: “Um protagonista desse grupo” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·01 de fevereiro de 2026

Tapia se consolida como homem-gol em clássicos pelo São Paulo: “Um protagonista desse grupo”

Imagem do artigo:Tapia se consolida como homem-gol em clássicos pelo São Paulo: “Um protagonista desse grupo”

Gonzalo Tapia chegou ao São Paulo em julho do ano passado sob desconfiança de parte da torcida, mas vem ganhando o coração dos são-paulinos com o que sabe fazer de melhor: gols em clássicos.

Contratado inicialmente por empréstimo, junto ao River Plate, e adquirido em definitivo pelo São Paulo no fim do ano passado, o chileno rapidamente começou a balançar as redes e ganhou o status de “homem-gol” da equipe tricolor em clássicos.


Vídeos OneFootball


No último sábado, por exemplo, Tapia abriu o placar para o São Paulo no duelo contra o Santos, válido pelo Campeonato Paulista. Dos sete gols marcados pelo atacante, quatro foram em clássicos contra rivais diretos do Tricolor.

“Muito contente. Fazer gols em clássicos, creio que não é fácil, sobretudo com uma camisa tão grande. Não se tive sorte, porque trabalhei muito para isso, e fui buscar. Estou muito contente de poder contribuir com um gol no clássico, me dá muito orgulho”, destacou o jogador na zona mista.

Dos quatro gols em clássicos de Tapia, dois foram contra o Corinthians, um contra o Palmeiras e um contra o Santos. Com o tento diante do Peixe, inclusive, ele “zerou” a cartela de ter ido às redes em todos clássicos do São Paulo.

Elogios do professor

O profissionalismo no dia a dia e a postura de Tapia em campo renderam elogios do técnico Hernán Crespo. O argentino destacou a importância do atacante para a equipe e colocou como um dos protagonistas do elenco.

“Tapia tem características… ele luta. Pode ter qualquer erro, mas em jogos assim, picantes, ele está sempre ali, exige, cria mau humor nos adversários, porque briga. Acho que é um protagonista desse grupo. Fico contente porque ele é um cara muito sério, profissional, e que está ganhando seu lugar”, apontou Crespo.

Contra o Santos, Tapia saiu de campo com um gol, três finalizações (duas a gol), 86% de acerto nos passes, três faltas sofridas, um corte e quatro de seis duelos ganhos pelo chão. Os números são do Sofascore. Também se destacou pela garra, uma vez que não parou de correr um minuto.

“É meu jogo, sempre vou para cima. Sempre fui assim, creio que ainda mais nos clássicos, onde temos que dar tudo de nós e não dar nada por perdido. Não sei se serve como um exemplo, afinal é meu tipo de jogo, como cada um tem o seu. É meu tipo de jogo e tento contribuir com o que posso. Na equipe, tem muitos bons jogadores, que podem ajudar com suas virtudes. O mais importante é o grupo”, explicou o chileno.

Com Tapia, o São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, quando revê o Santos, às 20h (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Situação na tabela

Com o resultado, o São Paulo se desgarrou do Z2 do Campeonato Paulista e reagiu após três rodadas consecutivas sem vitórias – eram um empate e duas derrotas. O Tricolor subiu na tabela e pulou para a 11ª colocação, chegando aos sete pontos e igualando a pontuação do Primavera, primeiro time dentro da zona de classificação ao mata-mata neste momento.

Próximos jogos do São Paulo

  1. Santos x São Paulo (segunda rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 04/02 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
  3. Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
  1. São Paulo x Primavera (sétima rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 07/02 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Saiba mais sobre o veículo