Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025 | OneFootball

Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: CBF

CBF

·26 de dezembro de 2025

Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025

Imagem do artigo:Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025
Imagem do artigo:Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025

Treinador Carlos Eduardo Patetuci com a taça do Sul-Americano Sub-17 2025Créditos: Nelson Terme / CBF

O técnico Carlos Eduardo Patetuci, da Seleção Brasileira Sub-17, fez um balanço da temporada 2025. A Amarelinha conquistou o Sul-Americano da categoria de forma invicta (relembre aqui) e terminou em quarto lugar na Copa do Mundo disputada no Catar, também sem perder nenhuma partida (veja aqui).


Vídeos OneFootball


“Esse ano de 2025 foi muito bom, muito positivo para a geração de 2008. Nós fomos campeões invictos Sul-Americano, com seis jogos. Na Copa do Mundo, fizemos oito partidas e terminamos invictos também. Chegamos em quarto lugar. Poderíamos ter ido mais à frente, chegado à final, mas eu qualifico esse ano como excepcional. Uma formação de uma geração bastante promissora para o futebol brasileiro”, destacou.

De acordo com Carlos Eduardo Patetuci, o ponto forte da geração 2008 é a coletividade.

“A força dessa geração realmente é a coletividade. Lógico que tem alguns atletas que se destacam, como o Ruan Pablo, um atacante de lado bastante promissor, que já atua no profissional do Bahia. Nós temos também o Angelo, que é um lateral direito bastante eficiente, que apoia e defende muito bem, é bastante equilibrado. Temos o Dell, que fez um ano espetacular e uma Copa do Mundo muito boa. Ganhou a chuteira de bronze como terceiro artilheiro da Copa do Mundo. Mas a coletividade é a força dessa geração”, avaliou.

Imagem do artigo:Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025

Carlos Eduardo Patetuci, técnico da Seleção Sub-17, analisou a temporada 2025 como "muito positiva"Créditos: Nelson Terme / CBF

TRAJETÓRIA

Carlos Eduardo Patetuci tem 53 anos e é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ele foi jogador de futebol e atuava como meio-campista e passou na base do Flamengo e Fluminense, onde se profissionalizou. Porém, seus primeiros passos no mundo da bola foram no futsal no São Cristóvão.

“Eu ingressei no futebol com 10 anos de idade, no futebol de salão, que hoje é o futsal. Então, gostava de jogar bola e fui para o São Cristóvão, na época, com 10 anos. E eu me apaixonei pelo futebol e por competir, porque jogar na rua é uma coisa, a gente começa a disputar campeonato e começa a competir. E eu fiquei três anos no futsal e logo depois eu fui para o futebol de campo, no Flamengo. Iniciei no futebol de campo nas divisões de base do Flamengo, com 13 anos, e fiquei até a categoria Sub-17. Depois da Sub-17 do Flamengo, fui para o Fluminense e terminei uma formação na base no Fluminense”, relembrou.

O treinador também falou como eram suas características em campo. “Eu era meio campista, jogava tanto de 5 quanto de 8, mas atuava mais como um 8, como um meia-direita. Eu me profissionalizei no Fluminense aos 20 anos de idade, fomos campeões da Taça Guanabara no mesmo ano em que ingressei ao profissional e foi um ano especial para mim, marcou muito, porque já fui para o profissional, fui titular e campeão da Taça Guanabara naquele ano. Fiquei no Fluminense por mais de 2 anos, em 1995 saí do Fluminense e fui dar prosseguimento à minha carreira profissional como atleta de futebol”.

Imagem do artigo:Técnico da Seleção Sub-17, Carlos Eduardo Patetuci faz balanço da temporada 2025

Carlos Eduardo Patetuci fez parte da conquista da Copa do Mundo Sub-17 de 2019Créditos: Alexandre Loureiro / CBF

SELEÇÃO BRASILEIRA

Carlos Eduardo Patetuci chegou na CBF em 2019, após passagens na base do Flamengo e Vasco da Gama. Primeiramente como auxiliar, tendo feito parte da conquista da Copa do Mundo Sub-17 de 2019, no Brasil, depois como treinador da categoria Sub-15 e, desde 2024, na Sub-17. No período, pôde colaborar na evolução de vários jogadores que hoje brilham no mundo do futebol.

“Da geração 2001 para cá, trabalhei com todas, pelo fato de estar nos anos Ímpares e de auxiliar na Sub-20. Então, Yuri Alberto, um atleta que esteve conosco aqui na Sub-20, Maurício, que hoje atua no Palmeiras. Da geração 2003, Marcos Leonardo, Marlon Gomes, Savinho, é 2004, uma geração mais nova. Robert Renan, um zagueiro também de 2003. Da geração 2006, tem o Endrick, tem o Vitor Roque, de 2005. Tem o Pedrinho, de 2006 também, que está no Zenit. Luiz Guilherme, que está no West Ham também. João Gomes, que está no Watford, na Inglaterra", disse.

"São muitos atletas que passaram e com quem eu tive o prazer de trabalhar aqui na Seleção Brasileira. E a gente vê despontando em grandes ligas, inclusive na Seleção Brasileira aqui, que é o caso do Vinícius Junior, o caso do Andrey (atualmente no Chelsea). São atletas que passaram por mim e que me deixaram muito feliz de ter essa troca de aprendizagem”, completou.

Confira abaixo o bate-papo com o treinador na íntegra:

Saiba mais sobre o veículo