Gazeta Esportiva.com
·04 de agosto de 2023
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·04 de agosto de 2023
Bruce Mwape, técnico da seleção feminina de futebol de Zâmbia, sofre uma denúncia de assédio sexual após a participação de sua equipe na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. O treinador é acusado de “esfregar a mão nos seios” de uma de suas atletas. A notícia é do diário The Guardian, da Inglaterra.
O caso teria ocorrido pouco antes da vitória de Zâmbia sobre a Costa Rica. A Fifa já confirmou o conhecimento do caso, que foi relatado após o último jogo da equipe africana na Copa do Mundo – as africanas caíram ainda na fase de grupos.
Um portavoz da Fifa se pronunciou sobre a denúncia:
“A Fifa leva qualquer alegação de má conduta extremamente a sério e tem um processo claro para qualquer pessoa no futebol que queira denunciar um incidente. Podemos confirmar que uma reclamação foi recebida em relação à seleção feminina da Zâmbia e está sendo investigada. Não podemos fornecer mais detalhes sobre uma investigação em andamento por motivos óbvios de confidencialidade”, disse, inicialmente.
“Qualquer pessoa que deseje denunciar alegações ou informações relacionadas a abusos no futebol pode fazê-lo por meio da plataforma de denúncias confidenciais da Fifa, com todas as informações enviadas à Fifa tratadas com o mais estrito sigilo. Além disso, a Fifa oferece apoio e assistência para garantir a segurança daqueles que relatam um problema de salvaguarda, incluindo testemunhas que se apresentam e prestam depoimento em processos judiciais da Fifa. Onde a culpa é estabelecida, a Fifa aplica as sanções mais severas possíveis, incluindo a remoção de pessoas do jogo para sempre. Nosso histórico demonstra isso”, completou.
Mwape dirige a seleção de Zâmbia desde maio de 2018 e já teve outras acusações sobre “má conduta” com as atletas. Foi a primeira participação do país em uma Copa do Mundo feminina. Além da Costa Rica, a equipe enfrentou Japão e Espanha na etapa de grupos.