Central do Timão
·10 de novembro de 2025
Técnico do Corinthians analisa partida contra o Ceará e projeta reta final do Campeonato Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·10 de novembro de 2025

O Corinthians foi derrotado pelo Ceará por 1 x 0, na tarde deste domingo (9), na Neo Química Arena, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, com o resultado, caiu para a 13ª posição com 42 pontos (11 vitórias, nove empates e 13 derrotas – 35 gols marcados e 38 sofridos).
O técnico Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva após a partida e fez uma análise sobre a partida diante do time cearense. Em sua resposta, o comandante citou um pouco da falta de tranquilidade da equipe, além da baixa inspiração coletiva da equipe. Apesar disso, o treinador enalteceu a partida do meia Dieguinho, de 18 anos.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
“Primeiro, eu acho que, quando você tem um volume desse que nós tivemos, nós teríamos que ter uma tranquilidade um pouco maior. Tranquilidade que eu falo é a percepção de como trabalhar a bola, momentos de infiltrações e isso, infelizmente, acabou não acontecendo. Nós não estávamos num dia inspirado e, quando não existe essa inspiração, é natural. Você quer fazer as coisas atropelando em todos os processos. Realmente, foi um dia muito difícil, uma marcação baixa, muito concentrada. Foram felizes na proposta que tiveram.”
“É muito difícil, às vezes, a gente tentar pontuar um fato ou outro, mas a verdade é que hoje a nossa inspiração estava muito abaixo daquilo que nós fizemos muitas vezes dentro do nosso campo. Talvez não tenha sido o entendimento correto da partida, aquilo que vinha nos proporcionando para a gente poder, de repente, atacar. Apenas um ponto a se destacar é a atuação do Dieguinho, que fez a diferença. Um jogador participativo, criativo e que, se tivemos algumas jogadas lúcidas no nosso último terço, foi muito em razão da participação desse garoto“, iniciou.
Em seguida, o treinador do Corinthians fez uma projeção da reta final do Campeonato Brasileiro. Restando apenas cinco rodadas, o Alvinegro ainda possui três jogos na Neo Química Arena (São Paulo, Botafogo, Juventude) e dois fora (Cruzeiro e Fortaleza). Neste momento, a equipe se encontra em uma zona intermediária na tabela, com chances remotas de conquistar uma vaga na Libertadores 2026 via competição nacional.
“Nós temos que ter consciência de que, nos momentos em que nos aproximamos de uma possibilidade de um salto na competição, nós temos que tentar aproveitar de uma outra forma. Essa é a grande verdade e a realidade. Nós temos que entender que, hoje, todos nós deixamos a desejar e precisaremos melhorar para o jogo seguinte”, continuou.
Após o término do Brasileirão, o Corinthians encerrará a temporada de 2025 na Copa do Brasil, onde enfrentará o Cruzeiro nas semifinais, em dois jogos, nos dias 10 e 14 de dezembro. Dorival destacou a necessidade de finalizar a competição nacional de maneira positiva, gerando boas expectativas para o torneio mata-mata.
“Eu acho que o principal desafio seria o dia de hoje. Nós temos conseguido um resultado perante a nossa torcida, coisa que não foi possível. Nós temos consciência que estamos devendo nesse sentido e nós temos que apresentar uma recuperação rápida, até porque nós queremos finalizar essa competição de uma outra forma e gerando uma expectativa positiva para a fase seguinte da segunda competição, que será a Copa do Brasil. Eu espero que tenhamos forças, inteligência e, acima de tudo, o discernimento de enfrentarmos essa condição e nos recuperarmos em razão daquilo que nós vimos hoje”, prosseguiu.
Por fim, o técnico do Corinthians respondeu se pretende rodar o elenco até a reta final do Campeonato Brasileiro, visto o alto número de desfalques por lesão ou suspensão nos últimos meses. No seu raciocínio, Dorival ponderou a situação da equipe no torneio.
“Não, eu não penso nessa situação de jeito nenhum (controlar minutagem). Nós temos um campeonato que ainda requer todo o cuidado possível. Vamos tentar pontuar da melhor forma. Nós temos consciência daquilo que nós já deixamos para trás e dos momentos que nós tivemos para darmos um salto na competição. E em todos eles, nós não fomos competentes para isso. E nós precisamos mudar essa chave, com certeza, buscando uma outra condição dentro do Campeonato Brasileiro”, finalizou.
Depois de ser superado pelo Ceará, por 1 x 0, em Itaquera, o Corinthians se prepara para o próximo compromisso da equipe, que será somente após a Data Fifa. No próximo dia 20 de novembro, às 19h (de Brasília), o Corinthians receberá o São Paulo, na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































