Técnico do Sub-20 do Corinthians analisa empate no Brasileirão e elogia zagueiro | OneFootball

Técnico do Sub-20 do Corinthians analisa empate no Brasileirão e elogia zagueiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·26 de junho de 2026

Técnico do Sub-20 do Corinthians analisa empate no Brasileirão e elogia zagueiro

Imagem do artigo:Técnico do Sub-20 do Corinthians analisa empate no Brasileirão e elogia zagueiro
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

O Corinthians enfrentou, na tarde da última quinta-feira (25), o Flamengo, no Estádio Alfredo Schürig, Fazendinha, em confronto válido pela 18ª e penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2026, e ficou no empate pelo placar de 2 x 2. Os gols do Alvinegro foram anotados pelo zagueiro Yago Melo e o atacante Nicolas Araújo. O resultado deixou a equipe corinthiana na oitava colocação com 29 pontos – oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas – 31 gols marcados e 24 sofridos. Somente os oito primeiros vão às quartas de final.

Instantes depois do apito final, o técnico dos Filhos do Terrão, William Batista, concedeu uma entrevista à imprensa e fez uma análise do empate do Timãozinho, ressaltando que confia na passagem da equipe para a etapa eliminatória. Além disso, elogiou o zagueiro Yago Melo, que marcou pela segunda vez no ano, e voltou a fazer um balanço do seu trabalho no comando do clube do Parque São Jorge. O profissional também explicou o motivo de ter aceitado a proposta do Corinthians em agosto do ano passado e fez elogios a Rayan, atacante com quem trabalhou no Vasco da Gama, e que hoje defende a Seleção Brasileira na Copa do Mundo.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Técnico do Sub-20 do Corinthians analisa empate no Brasileirão e elogia zagueiro

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Confira abaixo as respostas do treinador em entrevista à imprensa na Fazendinha:

Análise do empate contra o Flamengo e confiança na classificação às quartas de final do Brasileirão Sub-20

“A gente sabia que ia ser um jogo difícil, vale a classificação para a gente, também vale para o nosso adversário, o Flamengo tinha obrigação de vencer o jogo para tentar passar a gente, entrar dentro da zona de classificação. A gente tinha condição de poder jogar e classificar nessa rodada tanto com empate como com vitória, a gente queria muito ter ganho para ter garantido hoje a classificação, mas a gente fica feliz porque acho que o empate nos dá a condição de ir para a última rodada, dependendo só das nossas forças. Quando a gente chega nessa situação do campeonato, dependendo só de si, para concluir que o que a gente precisa, é bom.”

“Sobre o jogo, acho que o Flamengo conseguiu encontrar dois lances de ataque que o atacante deles foi muito feliz, acho que baseou muito na transição deles contra a nossa pressão pós-perda de bola. A gente conseguiu ter sucesso boa parte do jogo, mas naquelas duas que eles tiveram como escape, eles foram bem felizes. Segundo tempo a gente teve muito volume, volume de ataque à área, volume de finalização, a gente acho que conseguiu chegar com bastante gente dentro da área no segundo tempo, isso que aumentou um pouco nossa capacidade de fazer gol. A gente queria ter virado o jogo, mas a gente sabe que o empate também não é descartável pela nossa condição agora, na próxima rodada do Campeonato.”

Elogios para o zagueiro Yago Melo

“Se tem uma lei que funciona no futebol é a do ex. Então, é legal ver ele (Yago) fazendo gol, segundo dele, no segundo jogo seguido, são gols decisivos contra o Cruzeiro e hoje também. É legal de ver, porque é um jogador que foi capitão do Flamengo durante quase o período todo que esteve por lá, saiu por algumas questões que traz mais ao que é o momento, talvez, daquele momento do jogador, e hoje é um jogador que ajuda a gente, ajuda o grupo.”

“É um cara trabalhador, dedicado, mereceu o gol que fez hoje. Eu acho que é a gente, a comissão, os jogadores, todo mundo muito feliz pelo gol que ele fez e também pela partida dele, uma partida consistente. E acho que ganha o Corinthians por ter um zagueiro do nível do Yago Melo, como tem outros também que não entraram, os outros são bons jogadores. A gente fica feliz pelo gol dele e pela partida dele como defensor também.”

Rayan na Seleção Brasileira 

“Eu sou privilegiado de poder ter trabalhado com o Rayan. O Rayan é um pouco privilegiado de ter trabalhado comigo, tem que puxar um pouco para o meu lado. O Rayan é um jogador muito especial, uma pessoa muito especial, um cara muito trabalhador, extremamente talentoso, muito talentoso e acho que merece o que está vivendo. Eu tive algumas histórias bacanas com o Rayan, eu tive um jogo que o Rayan não estava fazendo algumas coisas que eu queria e eu dou uma bronca forte nele, estou tentando dar uma provocada para ele fazer mais e tal.”

“Para ver se ele ficava com raiva, o Rayan não fica com raiva, depois do jogo eu fui falar para ele ficar com raiva. Ele disse: ‘Não, tem como ficar com raiva de você, William’. E acho que é legal ver isso tudo. Eu faço a minha estreia como treinador de time profissional no Vasco contra o Cuiabá, depois o Vasco estar nove jogos sem ganhar. E o Rayan foi titular naquele jogo, a gente ganha de 1×0 no Cuiabá. Então assim, tem algumas coisas que conversam bem nessa história.”

“Eu fico feliz, lisonjeado, foi um trabalho de muita gente no Vasco, de muitos treinadores, é importante ressaltar isso. Eu participei de um pequeno pedaço e com muita humildade sabendo disso, que o que ele fez, onde ele está, é fruto do trabalho dele e de muitas pessoas também que ajudaram ele a chegar onde ele está.”

Trabalho no Sub-20 do Corinthians e o motivo de ter aceitado a voltar a trabalhar com categorias de base

“Eu tenho que compartilhar o trabalho que eu tenho feito como treinador com as pessoas, com a comissão, com o Di Fábio, auxiliar, com o Moisés Campos, preparador de goleiros, com o Íbson, analista, Fernando, preparador físico, o Emerson, preparador físico, com o Damiani, que é o nosso diretor, que tem dado o respaldo pra gente. No primeiro momento foi muito diagnóstico, o que a gente podia fazer, ter em relação aos jogadores, eu falei uma outra hora que eu fiquei… Foi complicado o início porque eu fiquei quatro meses no clube de agosto a dezembro, até a Copinha, mas fiz só cinco jogos. Então foi um número baixo de jogos, com uma exigência alta na Copinha, conhecendo pouco o elenco, agora com esses quase onze meses que eu tô no clube. Aí eu já tenho um diagnóstico bem melhor na minha cabeça. As pessoas também que, como eu disse, a minha comissão, também que deu bastante respaldo, são importantes nessa evolução nossa. A gente, na próxima rodada, ganhando a gente pode ir a 32 pontos. Nos últimos dois anos o Corinthians fez 36 pontos, juntando o campeonato de 24, Campeonato de 25, no Sub-20, foram 36 pontos, numa temporada pode ficar quase que a quatro pontos das duas campanhas juntas.”

“Então eu acho que é um trabalho bom, a gente melhorou o jogador individualmente, depois melhoramos defensivamente, a gente tem melhorado um pouco mais agora a nossa maneira de atacar. Trabalho de formiguinha, não é fácil, pouco a pouco ali, ter que evoluir bastante coisa na equipe para tornar a equipe competitiva, para desenvolver o nosso jogador, para tornar ele ainda mais ativo do clube e para devolver resultados esportivos. Acho que é importante essas três coisas do Corinthians conversarem bastante, porque é um clube de exigência alta a nível de resultado, mas também a nível de desenvolvimento, para que quando eles cheguem no profissional estejam mais preparados. Acho que por todos esses motivos, acho que o trabalho tanto meu quanto de todo mundo que eu citei, é bem significativo e de reconstrução, de fato, do que é a base do Corinthians.”

“Em relação a voltar para o vinte, eu disfruto muito e eu me realizo muito sendo treinador, eu gosto muito de ser treinador, então eu disfrutava muito quando era no Sub-15 do Sumaré, 13 anos atrás. Eu disfrutei muito quando fui no Atibaia, que é um clube pequeno, 12 anos atrás. 2016, do mesmo jeito que disfrutei muito quando era do 13, da Chapecoense e no Profissional do América. Eu poderia ter talvez feito a escolha de continuar no Profissional, no clube de Série C, ou talvez até de B, mas eu sempre tive um sonho de trabalhar no Corinthians pelo tamanho do clube, pelo que o clube representa. Então, assim, quando veio a oportunidade em agosto do ano passado, eu acho que era um momento meu na minha carreira, de uma dor recente de sair do América. Acho que até de uma maneira que eu não merecia ter saído, porque eu fui vice-campeão mineiro, a gente eliminou o Cruzeiro numa semifinal, onde só o Gabriel Barbosa custava o meu elenco no América.”

“A gente faz a final com o Atlético, a Meca não ganhava do Atlético no Mineirão há 25 anos, a gente ganhou no último jogo, no de 1 a 0, e aí eu tô a três pontos do G4, depois a quatro na rodada em que eu sou demitido. Então. assim, eu passei um momento ali de dois meses antes de chegar no Corinthians, um pouco complicado também de reflexão, e aí eu vi o sub-20 no Corinthians também sofrendo bastante, então quando veio a propósito, você acha que essas duas coisas podem casar bem, tanto eu quanto o Corinthians, o meu desejo também é antigo de trabalhar aqui no clube, de realizar esse sonho, e aproveitar isso e ajudar os jogadores.”

“E acho que é um momento bacana também da base do clube, aonde a gente tem liberdade para fazer o que a gente quer, a gente consegue construir nossas ideias, a gente consegue manter os melhores jogadores da categoria, a gente conseguiu liberar os que precisavam ser liberados do clube. E aí são alguns fatos curiosos, inclusive com os próprios jogadores que saíram do clube, nenhum jogador que saiu do clube teve sucesso até agora do clube, então isso acho que diz muito sobre como a gente estava, como a gente está hoje. E era preciso ter essa análise, essa reflexão profunda como foi feita e a gente tá olhando um pouquinho agora tanto no 20 quanto no 17, mas eu acho que a visão a médio e longo prazo do Coelhas no que tem sido conseguido pode ser ainda mais brilhante para o clube.”

Próximo compromisso

Antes de visitar o Juventude na próxima quarta-feira (1), pela última rodada da fase de classificação do Brasileirão, o Corinthians terá um clássico pelo Campeonato Paulista Sub-20. No próximo domingo (28), às 15h, o Timãozinho visitará o Santos, pela terceira rodada da primeira fase do estadual. O Alvinegro venceu as duas primeiras partidas, diante de Mirassol e Portuguesa Santista, por 1 x 0 e 2 x 0, respectivamente.

Saiba mais sobre o veículo