Zerozero
·14 de janeiro de 2026
Tem 16 anos e marcou no primeiro toque pela Roma: conheça Antonio Arena

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·14 de janeiro de 2026

Antonio Arena. É muito provável que o nome não lhe diga nada, mas é aconselhável lembrar-se dele para o futuro. O jovem prodígio australiano, de 16 anos, demonstrou ter talento de sobra. Na sua estreia pela equipa principal da Roma, bastou-lhe um toque na bola para mostrar que pode fazer a diferença.
Escolha de Gian Piero Gasperini, Antonio Arena entrou aos dez minutos do final no jogo contra o Torino, para a Taça de Itália. O marcador estava 1-2 para a equipa de Turim. Arena mal teve tempo de sentir a bola rolar sob os seus pés. Na verdade, nem precisou tocar a bola com os pés. O primeiro contacto foi com a cabeça, e a bola acabou na rede.
Wesley França, ex-Flamengo, fez o cruzamento para o adolescente fazer história - o primeiro atleta nascido em 2009 a marcar no futebol profissional italiano. A reação em campo foi de total incredulidade, dos colegas ao técnico. Nem mesmo a derrota - o Torino marcou o terceiro antes do final - retirou a alegria da estreia para o jovem talento.
«Foi um grande momento. Eu senti um pouco de nervosismo, mas entrei em campo e só pensei em jogar. Um bom cruzamento veio do Wesley no segundo poste e eu marquei o golo. Mas para mim, nada muda, vou continuar a trabalhar e a treinar arduamente», afirmou após o jogo.
Antes de chegar como promessa nas camadas jovens da Roma, Antonio Arena teve de seguir um percurso improvável. Começou cedo o seu desenvolvimento nas camadas jovens do WS Wanderers, e rapidamente percebeu que a Austrália não seria o melhor lugar para prosseguir o seu objetivo de se tornar jogador profissional.
O Pescara, de Itália, acabou por recrutar o novo talento vindo da Austrália - o rapaz mudou-se com a família num que foi um regresso, já que os avós são italianos. O jogador chegou a explorar a possibilidade de ir para a Espanha, passando por testes no Betis, mas acabou por ficar em Itália.
Em 2024, Antonio Arena fez a sua estreia na equipa principal do Pescara, na Serie C italiana. Marcou o seu primeiro golo com apenas oito minutos em campo. Tinha acabado de completar 16 anos e superou Marco Verratti como o mais jovem a marcar pelo clube.
Recrutado pela Roma, Antonio voltou a jogar nas camadas jovens e ficou à espera de uma oportunidade. Aproveitou-a ao primeiro toque na bola.
Antonio Arena deve ainda ser alvo de disputa nos próximos anos, e não no mercado de transferências. O rapaz disputou o último Mundial Sub-17 com dois golos marcados... Pela Itália. Conquistou o terceiro lugar ao vencer o Brasil nos penáltis. Mas a escolha definitiva ainda deve demorar, já que também representou a Austrália nas camadas jovens.









































