oGol.com.br
·11 de fevereiro de 2026
Temporada centenária no Japão começa com novo recorde do vovô Miura e regra anti-empate

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 de fevereiro de 2026

A temporada que merca os 100 anos da J-League, a Liga Japonesa, começou na última semana com destaque para um velho conhecido: Kazu Miura, o jogador mais velho em atividade no futebol profissional, que escreveu um novo recorde.
Miura foi titular na goleada sofrida pelo Fukushima United no sábado, diante do Ventforet Kofu, por 4 a 1. O atacante atuou por 20 minutos e reescreveu seu recorde de mais velho a começar um jogo profissional no Japão, com 58 anos, 11 meses e 12 dias. Nem ele próprio esperava iniciar o duelo.
"Não pensei que fosse começar. Já estou nesse negócio há muito tempo e fiquei tão surpreso que quase 'mijei' nas calças", brincou o japonês em declarações publicadas no jornal japonês Kyodo News.
É a 41ª temporada da carreira de Miura, que atuou por Santos, Palmeiras, Mtsubara, CRB, XV de Jaú e Coritiba no Brasil. O último jogo de J-League do Miura foi em 2021.
A atual temporada da J-League é considerada especial, já que a liga faz um campeonato mais curto para se adequar, no meio do ano, com o calendário europeu. Similar com o que a MLS deve fazer daqui a alguns anos...
Com isso, a liga dividiu os times das três divisões em um campeonato de tiro curto, um integrando as equipes da elite e outro com os times da segunda e terceira divisões (caso do Fukushima de Miura).
No ano em que a J-League comemora os 100 anos de existência, o campeonato também é diferente. Além de ser mais curto e em formato diferente (tem uma fase de grupos para depois partir para os playoffs), o campeonato adotou a regra anti-empates. Se um duelo terminar em igualdade, ele terá de ser decidido nos pênaltis (sem prorrogação). A J-League tampouco terá rebaixamentos ou promoções nesse campeonato especial.








































