Jogada10
·05 de agosto de 2025
Textor aprova ativos do Botafogo como garantia para nova SAF nas Ilhas Cayman

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·05 de agosto de 2025
Em mais um capítulo do imbróglio da SAF do Botafogo, John Textor aprovou como garantia os ativos do clube para a criação de uma nova empresa nas Ilhas Cayman. O Conselho Administrativo da SAF referendou a decisão no último dia 17 de julho, com foco na entrada do capital de 100 milhões de euros nos cofres do clube a curto prazo. A informação é do portal “ge”.
Sendo assim, o norte-americano realizou um “mútuo conversível”, tipo de negócio onde o dinheiro emprestado por um investidor se transforma em ações. Fazem parte do conselho da SAF John Textor, Jordan Eliott Fiksenbaum, indicado no passado pela Eagle, Kevin Weston e Durcesio Mello.
Em meio à aprovação dos conselheiros, o Glorioso acatou que receberá 100 milhões de euros do novo investidor da nova Eagle, sediada nas Ilhas Cayman. Além disso, aprovou a cessão de um crédito da Eagle Holding, do Reino Unido. O valor é de até 150 milhões de euros, para a empresa no paraíso fiscal do Caribe. Ela, então, teria de pagar até 100 milhões de euros para virar a dona desse crédito.
Por outro lado, a Eagle Football Holdings jogou mais lenha na fogueira na briga contra John Textor. Nesta segunda-feira (4), segundo o “O Globo” acionistas da empresa entraram com uma ação contra a SAF do Botafogo na 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Tudo para impedir que o big boss do Glorioso tome decisões sem os consultar de forma independente.
Os advogados da holding pedem que a SAF do Botafogo seja impedida de assinar contratos com empresas de Textor. A ação também pede para a Justiça suspender os efeitos da última assembleia-geral da SAF, no dia 17 de julho.
Licenciamento dos direitos de transmissão assinados com a Liga Forte União do Campeonato Brasileiro de 2025 a 2029; Licença de propriedades comerciais de patrocínio; Contrato de licenciamento de transmissão de evento esportivo; Contrato de licenciamento de transmissão; Contrato a ser celebrado entre o Botafogo, a Google LLC e a Sports Media Participações S.A; Instrumentos celebrados pelo Condomínio Forte União e/ou os instrumentos celebrados pela Liga Forte União do Futebol Brasileiro, todos conforme definidos no Contrato de Garantia e/ou no Contrato de Mútuo Conversível; Receitas decorrentes das cessões dos direitos econômicos dos atletas profissionais e da base do futebol masculino atualmente registrados” no Botafogo; Quaisquer contratos relacionados aos patrocínios comerciais do time de futebol profissional masculino; Receitas das bilheterias e venda de ingressos dos jogos do time profissional masculino; Receitas do programa de sócio torcedor; Receitas da propriedade intelectual licenciada pelo Botafogo à SAF.
Ao vivo