Jogada10
·06 de novembro de 2025
The Best 2025: Raphinha é o único brasileiro entre os indicados

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·06 de novembro de 2025

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (6) os indicados ao prêmio The Best 2025, que reconhece os melhores jogadores e jogadoras do mundo na última temporada. Entre os 11 finalistas da categoria masculina, o único brasileiro é Raphinha, do Barcelona, que concorre com nomes como Mbappé, Dembélé e Lamine Yamal.
Ousmane Dembélé (França / PSG)
Achraf Hakimi (Marrocos / PSG)
Harry Kane (Inglaterra / Bayern de Munique)
Kylian Mbappé (França / Real Madrid)
Nuno Mendes (Portugal / PSG)
Cole Palmer (Inglaterra / Chelsea)
Pedri (Espanha / Barcelona)
Raphinha (Brasil / Barcelona)
Mohamed Salah (Egito / Liverpool)
Vitinha (Portugal / PSG)
Lamine Yamal (Espanha / Barcelona)
No futebol feminino, nenhuma brasileira foi indicada entre as 17 finalistas. A lista é dominada por atletas de Barcelona, Chelsea, Arsenal e Lyon, clubes que continuam sendo referência na modalidade.
Aitana Bonmatí, Alexia Putellas, Lucy Bronze, Mariona Caldentey, Patri Guijarro, Claudia Pina e Ewa Pajor (todas do Barcelona ou ex-Barça) estão entre os principais nomes. Também aparecem jogadoras de destaque como Lauren James (Chelsea), Alessia Russo (Arsenal), e Melchie Dumornay (Lyon).
A Fifa também revelou os 88 atletas indicados à seleção da temporada, com 11 brasileiros na lista:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Fábio (Fluminense), Weverton (Palmeiras) e John (Botafogo).
Zagueiros: Thiago Silva (Fluminense), Marquinhos (PSG) e Gabriel Magalhães (Arsenal).
Atacantes: João Pedro (Chelsea), Raphinha (Barcelona) e Luiz Henrique (Botafogo).
Sete treinadores disputam o prêmio de melhor técnico do futebol masculino, entre eles Luis Enrique, campeão da Champions com o PSG, e Enzo Maresca, vencedor do Mundial de Clubes com o Chelsea.
No futebol feminino, cinco treinadoras foram indicadas, como Renée Slegers, do Arsenal, e Sarina Wiegman, da seleção inglesa.
O brasileiro Alisson Becker também aparece entre os oito concorrentes ao prêmio de melhor goleiro, enquanto o feminino tem sete candidatas, incluindo Christiane Endler (Chile / Lyon) e Cata Coll (Espanha / Barcelona).
Os indicados foram escolhidos por dois painéis de especialistas — um masculino e outro feminino. A votação popular, aberta no site da Fifa, já começou e vai até 28 de novembro, definindo os três finalistas de cada categoria (jogador, jogadora, técnico, técnica, goleiro e goleira).
Depois disso, técnicos e capitães das 211 federações filiadas à Fifa, além de jornalistas e o público, participarão de uma nova rodada de votação. A média entre todas essas pontuações determinará os vencedores do The Best 2025.
Além das categorias principais, também serão entregues os prêmios Fan Award, com torcedores da Argentina, Espanha e Iraque entre os indicados, e os troféus Puskás e Marta, destinados aos gols mais bonitos do ano no futebol masculino e feminino.









































