Jogada10
·22 de novembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·22 de novembro de 2022
A Bélgica estreia na Copa do Mundo em duelo com o Canadá nesta quarta-feira (23), às 16h (de Brasília). Os Diabos Vermelhos chegam para o Mundial como uma das potenciais favoritas ao título. Isso porque foi a terceira colocada na edição de 2018 da principal competição de seleções. Enquanto isso, os canadenses retornam à Copa do Mundo após 36 anos.
O volante da Bélgica, Youri Tielamans durante entrevista coletiva – Jack Guez/AFP via Getty Images
Nesse sentido, o volante da Bélgica, Youri Tielemans, afirmou que todos esses números ficam do lado de fora de campo. Ainda assim, descartou qualquer tipo de favoritismo dos Diabos nessa primeira partida no Mundial.
“Será um jogo 50 a 50. Ambas as equipes estão começando no torneio. Nenhum dos jogadores do Canadá já jogou na Copa do Mundo, eles terão que estar prontos. Espero que seja um grande jogo para quem for assistir”, pontuou o volante.
Tielemans não esteve entre os 11 iniciais no último amistoso de preparação da Bélgica com o Egito. O jogador disse que não existe titular absoluto na seleção com o treinador Roberto Martínez. Por sinal, declarou que o comandante não revela nem com antecedência para os atletas quem serão os titulares.
“Ele nunca fala a sua equipe por antecipação. Cabe aos jogadores estarem prontos para fazer a diferença assim que entram no jogo. (Se existe uma competição pela titularidade?) Sim, e isso é completamente normal, já que temos que temos grandes jogadores para cada posição “, acrescentou Tielemans.
O volante do Leicester também comentou sobre o veto da Fifa para as braçadeiras de capitães com as cores do arco-íris. Inclusive, movimento que foi aderido para propagar respeito à comunidade LGBTQI+ e combate a homofobia. Desse modo, a Bélgica precisou realizar modificações no seu segundo uniforme.
“Todos ficaram muito surpresos. É uma decisão que temos que respeitar, mas acho uma pena porque teria sido uma grande ação, tanto para a comunidade LGBTQIA+ quanto em relação a todas as outras formas de discriminação. Temos que focar no futebol, agora, bastante simplesmente”, lamentou o jogador.
Com um elenco recheado de talento e atletas que atuam em grandes ligas mundiais, a Bélgica sofre pressão por não ter vencido nenhum grande título. Além disso, a imprensa internacional declara que a geração de ouro já envelheceu.
Entretanto, Tielemans acredita que a seleção está preparada para conquistar a Copa do Mundo.
“Última chance para esta geração ganhar um grande torneio? Acho que temos que colocar isso em outro contexto. Fomos longe algumas vezes. Não estou dizendo que seremos campeões do mundo, mas nós estamos prontos”, finalizou o volante.