Gazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026
“Time do Batman” e velha conhecida: conheça o Gotham FC, adversário do Corinthians no Mundial feminino

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026

O Corinthians começará sua caminhada na Copa das Campeãs da Fifa nesta quarta-feira, quando irá encarar o Gotham FC na semifinal da competição. O jogo, que será realizado no Brentford Stadium, em Londres, começa a partir das 9h30 (de Brasília).
Mas afinal, quem é o Gotham FC? A Gazeta Esportiva conta abaixo um pouco da história do clube norte-americano, que reúne coincidências com o Batman e o próprio Corinthians. Veja abaixo:
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram

Gotham FC – Foto: STEPHANIE KEITH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
O clube norte-americano foi fundado em 2007, sob o nome de Sky Blue FC. Em 2021, houve a troca para o atual nome, e não é necessário ser um especialista em quadrinhos para saber que o nome do Gotham FC é o mesmo da cidade fictícia de Gotham City, local onde se passa a história de Batman, um dos heróis mais famosos do mundo.
De acordo com o site americano The Sporting News, o nome é sim em homenagem à cidade do homem-morcego. Gotham City é amplamente considerada como uma inspiração feita a partir da cidade de Nova Iorque (embora ocasionalmente Chicago seja a influência escolhida). Nos quadrinhos da DC Comics, Gotham City fica localizada na parte sul do estado de Nova Jersey.
“Estamos fazendo essa mudança importante devido ao nosso rápido crescimento e evolução. Nosso novo nome reflete nosso alcance regional crescente e captura a determinação implacável, a energia ilimitada e a incrível diversidade das comunidades que representamos”, disse o clube em um comunicado oficial em 2021, quando alterou seu nome.
A famosa “Lei do Ex” pode pintar contra o Corinthians nesta quarta-feira. A atacante Gabi Portilho, que marcou história no Timão, está no atual elenco do Gotham FC e pode reencontrar o alvinegro.
Portilho esteve no Corinthians por quatro anos, conquistando várias taças como Copa Libertadores, Brasileirão e Paulistão. No Timão, ela disputou 162 jogos e marcou 29 gols.

Gabi Portilho, atuando pelo Corinthians em 2024 – Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
O Gotham FC conquistou sua vaga para o Mundial após conquistar a Copa Champions da Concacaf em 2025, quando venceu o Tigres-MÉX por 1 a 0 na grande final.
Na última edição da NWSL, a liga de futebol feminino dos Estados Unidos, o Gotham FC não brilhou na primeira fase, ficando apenas na oitava posição entre 14 equipes. Porém, a equipe brilhou no mata-mata e conquistou o troféu, ao bater o Washington Spirit por 1 a 0.









































