Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos | OneFootball

Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mantos do Futebol

Mantos do Futebol

·11 de março de 2025

Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Imagem do artigo:Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Assim como acontece no Brasil, na Itália, os times regionais tem grandes dificuldades para arrebatar a torcida dos torcedores mais jovens, que acabam optando pelos maiores clubes do país, que tem maior popularidade e abrangência nacional, caso de Juventus, Milan, Inter de Milão, Napoli, Roma, entre outros.

Para tentar conquistar novos torcedores, alguns times estão criando ações para ganhar a simpatia deles desde o berço. O primeiro projeto foi criado pela Atalanta em 2010, e considerado um sucesso, está sendo reproduzido por outros times que historicamente tem tido dificuldades em aumentar sua base de fãs, devido à cada vez maior concorrência.


Vídeos OneFootball


Fotos: Reprodução

Veja abaixo algumas ações existentes, onde os clubes tentam arrebatar a paixão dos pequenos, desde que os mesmos ainda nem tenham aberto os olhos na maternidade.

Progetto Neonati Atalantini – Atalanta

Imagem do artigo:Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Há aproximadamente dez anos, a Atalanta começou a fazer um trabalho consistente, com o objetivo de se tornar um dos maiores times do país. A nova estruturação tem dado frutos, e além da ascensão do clube ser notável, com campanhas muito boas no Campeonato Italiano e na Champions League, na última temporada, a equipe conquistou o maior título de sua história, a UEFA Europa League.

No entanto, o time nerazzuri sempre encontrou dificuldades em conquistar novos torcedores, muito por conta da cidade de Bérgamo estar à apenas 50 quilômetros de Milão, cidade que sedia dois dos maiores clubes do país. Com isso, desde 2010, a equipe criou o projeto “Neonati Atalantini”, que presenteia todo recém-nascido da cidade com uma camisa da Atalanta.

Imagem do artigo:Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Caso o torcedor nasça em outra localidade da Itália ou do mundo, também é possível receber o kit, mas é necessário que os pais se registrem no “Anagrafe Atalanta” para receber a camisa diretamente de sua casa.

Em 2020, quando o projeto celebrou 10 anos, o clube divulgou que mais de 36 mil camisas já haviam sido doadas, registrando um pequeno aumento na base de torcedores. Com o sucesso, outras equipes passaram a copiar a ação para tentar fidelizar torcedores em suas regiões.

Fiorentina Welcome Baby Pack

Imagem do artigo:Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Desde 2020, a Fiorentina traz uma ação semelhante com seus torcedores, o “Welcome Baby Pack”, um kit de boas vindas para que o torcedor seja presenteado com uma camisa “Viola” para o seu bebê.

Diferentemente da Atalanta, que se propõe à uma abordagem proativa, no caso da Viola, os pais precisam se cadastrar em um site e retirar o kit em um ponto de coleta na cidade de Florença.

Bologna FC também lança ação em 2025

Imagem do artigo:Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Tendo disputado a Champions League na temporada 2024-2025, o Bologna FC resolveu aproveitar a empolgação de seus torcedores e iniciar em 2025, o projeto “Sin dall’inizio forza Bologna”.

A novidade foi anunciada no início do ano, e na semana passada, foi divulgada uma foto que está rodando o mundo, com os primeiros cinco bebês presenteados com uma mini-camisa, que para eles ainda parece enorme.

Imagem do artigo:Times italianos tentam atrair novos torcedores com ações para recém-nascidos

Segundo o clube, a ação tem o apoio da prefeitura de Bolonha e também dos patrocinadores do clube, Macron, Saputo, Selenella e Lavoropiù. O clube entregará o kit especial para todos os bebês que nascerem nos hospitais Maggiore, Sant’Orsola e Malpighi, e nos serviços demográficos do município.

“A iniciativa demonstra a intenção do clube de estar cada vez mais próximos seus torcedores e do território, estabelecendo um vínculo de carinho com os seus novos fãs desde o primeiro dia”, explicou o CEO do Bologna, Claudio Fenucci.

■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: InstagramX e Youtube.

O que achou da estratégia dos times italianos de presentearem bebês recém-nascidos para fidelizar torcedores desde o berço? Acredita que alguns clubes brasileiros poderiam repetir este tipo de ação? Compartilhe o link nas redes sociais!

Saiba mais sobre o veículo