Revista Colorada
·24 de novembro de 2025
Tinga desabafa sobre 2005 e comenta movimento que o Inter tenta na justiça

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·24 de novembro de 2025

O Campeonato Brasileiro de 2005 é sempre lembrado com indignação pela torcida do Internacional. Quando o Colorado liderava a competição nacional, partidas foram anuladas e rejogadas, resultando no Corinthians assumindo a dianteira. Depois, em confronto direto entre as equipes, um pênalti claro em Paulo César Tinga não foi marcado.
Vinte anos depois, um novo fato reacendeu o debate sobre aquela edição da competição nacional. Como o lançamento do documentário “Máfia do Apito”, produzido pelo “SporTV”, o Clube do Povo identificou erros cometidos pela justiça ao anular as partidas. Desta forma, o Colorado vai acionar o STJD para ser considerado campeão nacional de 2005.
A ideia, inclusive, não é tirar o título do Corinthians, mas sim pedir a divisão da conquista, com dois campeões nacionais sendo reconhecidos. Diante deste cenário, Paulo César Tinga concedeu entrevista para o portal “ge” e se pronunciou. O ídolo do Colorado desabafou contra o árbitro que não marcou o pênalti e ainda criticou a forma como o Brasileirão foi conduzido.
“Em 2005 o campeonato estava condenado e preparado para o Corinthians. Não sou eu quem estou falando. Tem escuta, um bando de coisas. Na hora que mais precisamos, ele não falou. Quando lutamos, ele sumiu. Está tudo certo. Ele é o personagem principal”, iniciou o ex-jogador, que ainda se posicionou sobre a briga do Inter na justiça pelo título.
“A maioria dos jogadores como eu gostaria de ganhar na hora, levantar a taça, o bichinho ter entrado no bolso, comprado mais um apartamento. Não queremos ser campeões desta forma. Queremos ganhar. Mas o clube, pela grandeza que tem, faz sentido brigar na questão jurídica. Se a parte jurídica brigar e ganhar, vou tirar onda também como tiram comigo. É legítimo. Legal será se a CBF vier com prêmio. Tinha um bom à época”, argumentou Tinga.
Ao vivo









































