![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·19 de fevereiro de 2025
Tiquinho cita críticas de botafoguenses para deletar protesto contra gramado sintético
![Imagem do artigo:Tiquinho cita críticas de botafoguenses para deletar protesto contra gramado sintético](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F02%2F54327231044_251674557d_o.webp)
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 de fevereiro de 2025
Atacante do Santos, Tiquinho Soares explicou porque deletou a publicação que havia feito contra a utilização de gramado sintético, movimento aderido por diversos atletas do futebol brasileiro nesta terça-feira.
O jogador de 34 anos afirmou que não quis gerar polêmica, já que defendeu o Botafogo por duas temporadas e meia antes de assinar com o Peixe. O clube carioca adota o campo artificial no seu estádio, o Nilton Santos.
“Mais cedo postei uma arte que diversos atletas estão compartilhando sobre a preferência do campo natural ao invés do sintético. Hoje estou um clube que tem suas ideologias e como funcionário do Santos preciso defender a instituição dentro e fora dos gramados”, escreveu.
“Por outro lado, fui chamado de ‘ingrato’ por torcedores do Botafogo, clube que tenho enorme carinho. Com isso, resolvi apagar e ficar de fora de um debate que pode gerar algum tipo de polêmica. Clubes e entidades com certeza irão tomar a melhor decisão para nós atletas”, ampliou.
Foto: Reprodução
Vários jogadores do futebol brasileiro, como Neymar (Santos), Lucas (São Paulo), Thiago Silva (Fluminense), Memphis Depay (Corinthians), Bruno Henrique (Flamengo), Gabigol e Dudu (ambos do Cruzeiro), publicaram em suas redes sociais a mensagem “futebol é natural, não sintético”, seguido por um texto sobre o assunto.
Nos últimos anos, o gramado sintético passou a ser utilizado no estádio de três clubes brasileiros da elite: Allianz Parque (Palmeiras), Nilton Santos (Botafogo) e Ligga Arena (Athletico-PR), este último rebaixado à Série B no fim de 2024. Agora, o Mercado Livre Arena Pacaembu, na capital paulista, também foi reinaugurado com um campo artificial.
O Palmeiras, dono de um estádio com gramado sintético, se posicionou e definiu as críticas como “rasas e sem base científica”.