Mercado do Futebol
·26 de janeiro de 2026
Tite destaca erros do Cruzeiro em derrota para o Atlético e vê pressão no Campeonato Mineiro

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·26 de janeiro de 2026

Na noite de ontem (25), o Cruzeiro entrou em campo pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro 2026, e encarou seu maior rival, o Atlético. O duelo agitado terminou com a vitória alvinegra em casa, 2 a 1 na Arena MRV. Destaque da partida para os ídolos do Galo, Hulk e Bernard, responsáveis pelos gols da virada, e Kaio Jorge, que anotou o tento Celeste.
Ao final do jogo, o comandante Tite, do Cruzeiro, falou sobre a derrota, destacando o bom primeiro tempo feito pelo time, mas afirmou que, após o gol adversário, o time sentiu o jogo e se perdeu.
“Controlamos o primeiro tempo, tanto na posse de bola quanto nos contra-ataques, já o segundo tempo foi mais equilibrado. Porém, quando tomamos o primeiro gol, a equipe sentiu e desandou, não conseguindo retomar o bom desempenho e o Atlético conseguiu aproveitar isso e vencer o jogo”, disse Tite.
Ainda durante a coletiva, o treinador foi questionado sobre a dificuldade do Cruzeiro em enfrentar equipes com linhas de marcação mais baixas e sobre a necessidade de variar o estilo de jogo além da transição rápida.
Diferentes etapas dentro do próprio jogo. Primeiro tempo, controlando e tendo oportunidades vivas, de construção ou contra-ataque. Segundo tempo, mais equilibrado. No momento que tomou o gol, caiu, equipe sentiu. Baixou o nível qualidade, passe e posse de bola. Adversário foi incisivo, marcou o segundo gol e venceu o jogo. O jogo de transição tem a busca de ter um jogador mais de área, buscamos isso com Chico e Kaio. Ter uma bola de cruzamento, ou rápido, ou de funil. Mas também esse processo de entrosamento, de movimentação, de conhecimento inclusive minha. De conhecer como os atletas podem ser utilizados. Por exemplo Gerson de externo, pra ter mais posse, depois por dentro. Essa estruturação da equipe também pra jogar em transição. Que não foi o caso, foi circunstancial depois do 2 a 1 do Atlético.”
O comandante Celeste falou também sobre a pressão no Campeonato Mineiro, onde o time ocupa a 8ª colocação geral e é o segundo de seu grupo, ficando atrás de outras equipes na classificação como melhor segundo colocado.
“É a realidade. Iniciar o Brasileiro, ficamos numa situação de pressão, estamos pressionados, sim, no nosso grupo. Equipe tem que ter maturidade para poder reverter. Mas tudo faz parte deste processo. De conhecimento dos jogadores. E, inclusive, de minha parte. Também estou conhecendo”, finalizou o treinador.
O comandante falou ainda sobre os erros do time em campo, e destacou que a derrota também é importante para melhora e aprendizado nos próximos jogos.
“Não sei se a frequência. Mas foram erros, erros de passe… mas tem que ter condição atrás de sustentar. Mas foi precipitado. Eu não tenho todo o diagnóstico do ano passado, mas de colocar que esses momentos são importantes, pra não dar ao adversário essa verticalidade, isso tem que ser atacado. A gente aprende na vitória e na derrota, e nesse segundo caso é bem mais dolorido. Principalmente quando se tem um desempenho melhor, como foi no jogo anterior, você pensa que em algum momento tudo vai se alinhar e vamos conseguir o resultado esperado. Hoje estávamos, faltou saber administrar, segurar mais e ter um pouco de posse. Ou mesmo quando sofre o empate, ter a capacidade de absorver o que aconteceu. É continuar competindo, mas com mais equilíbrio dentro do mesmo jogo. São vários jogos numa única partida. Ter um pouco mais de equilíbrio.”
Por fim, Tite parabenizou o time sub-20 pela conquista da Copinha e destacou alguns jogadores que agradam a comissão e podem ser importantes no time principal ao longo da temporada.
“Nós acompanhamos – e parabéns ao Cruzeiro e toda sua base no título – nós vamos ver agora, sentar, trazer jogadores que possam ser importantes pra gente. São quatro atletas que vão ser agregados, ou cinco. Baptistella, Ruan, Lelis, Murilo e Vitor.”









































