Tite elogia Antony, novidade na convocação, e explica ausência de Daniel Alves: ‘Que encontre o caminho’ | OneFootball

Icon: Jogada10

Jogada10

·24 de setembro de 2021

Tite elogia Antony, novidade na convocação, e explica ausência de Daniel Alves: ‘Que encontre o caminho’

Imagem do artigo:Tite elogia Antony, novidade na convocação, e explica ausência de Daniel Alves: ‘Que encontre o caminho’

Após anunciar a lista com os convocados pela Seleção Brasileira para a Data Fifa de outubro, o técnico Tite comentou sobre alguns nomes. Único atleta inédito entre os 25 jogador, o atacante Antony, do Ajax, foi muito elogiado pelo treinador. O ex-São Paulo participou da conquista do ouro nas Olimpíadas de Tóquio e vive um bom momento no seu clube.

– Esse último jogo nós tivemos uma alteração na forma de atuar na forma defensiva e ofensiva. A equipe tem quase dois gols e meio por jogo, a equipe é vertical. Quando tu pega armadores, tu tem um jogo mais apoiado, de triangulação, 1 x 2, tabelinha, mais jogadores dessa forma. Com a escalação tu opta de uma forma ou outra. Quando você tem o Antony, tem o jogo combinado, da articulação. Queremos dar essa equilíbrio para a equipe, para dar criatividade, sem perder resultado, sem perder competitividade e permanecer o número de gols que nós temos feito. É acrescentar. E esses jogadores trazem isso, inclusive o Antony. Conversamos com o Jardine (técnico da Seleção Olímpica), temos essa integração – afirmou Tite em entrevista coletiva nesta sexta-feira.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Tite elogia Antony, novidade na convocação, e explica ausência de Daniel Alves: ‘Que encontre o caminho’

Tite convocou 25 atletas para a Data Fifa de Outubro – Lucas Figueiredo/CBF

Uma das principais ausências na lista dos convocados para a rodada tripla contra Venezuela, dia 7, Colômbia, dia 10, e Uruguai, dia 14, foi o lateral-direito Daniel Alves. Ainda sem futuro definido após deixar o São Paulo, o experiente jogador quase acertou com o Fluminense, mas a negociação não avançou. O técnico Tite deu a entender a não convocação se deu pela indefinição do futuro do atleta e o período sem atuar.

– Conversamos na última convocação e tive contato com o Dani por mensagem. Mas é sim uma torcida para que ele encontre o seu melhor caminho. O quanto ele é importante não só na Seleção, mas no futebol brasileiro. Tenho um respeito muito grande, mas tem uma concorrência muito forte. Estamos torcendo para que a situação dele seja conduzida da melhor forma possível. Para ele competir com Fagner, Danilo, Emerson, Gabriel Menino e diversos atletas. E vai competir. Competir de forma leal é bom. Serve para o Dani e por todos que estão competindo por ele – explicou Tite.

Além de Antony, outro jogador elogiado por Tite foi o também atacante Vinicius Jr, que vive ótima fase no Real Madrid, mas que ainda tem recebido poucas oportunidades na Seleção. O treinador falou da oscilação do atleta e citou o também ex-Flamengo Lucas Paquetá como exemplo.

– – Tem jogadores que a própria chegada à seleção, interfere no aspecto mental. Como é um atleta jovem desenvolvendo o aspecto mental, quanto mais oportunidades, melhor. Não vamos criar expectativa em um jovem. A oscilação é normal e natural. Tem potencial enorme. Assim como ele, tantos outros vindos da base. Outro exemplo é o Paquetá, que oscilou. A gente vai construindo uma equipe. Esse momento nosso nos permite oportunizar uma série de atletas.

Confira outros tópicos da coletiva de Tite:

Edenilson

– Não é oque ele fez agora, é o que ele fez ao longo do Brasileiro. Ele é versátil, moderno. Dentro do próprio Inter e nos trabalhos conosco, a gente observa nas interações, no dia a dia. Ele se justifica por si só, pela versatilidade, pela qualidade, pelo grande momento que ele vive.

Matheus Cunha

Ele é um híbrido, não é nem o 9 posicional, fincado. Ele é de movimentação, funcional. Ele transita, roda, tem capacidade de assistência e chegada na área. Jovem, com potencial de crescimento. Finalizador, capacidade impressionante de finalização. Tem essas características todas. Qualidades para que a gente possa utilizar.

Problemas com a pandemia da Covid-19

O momento da pandemia, o problema é conosco, mas com todos. Não adiante ficar questionando, temos que antecipar soluções para que possam ser diminuídos. Ter um contato mais direto com os próprios atletas. Outraa dificuldade é relação com imprensa. Antes tinha coletiva presencial. Aqui fica meio fria, não tem aquela relação, e mesmo nos trabalhos. O calendário fica todo prejudicado. Ninguém nos pediu para tirar atletas para não servir a seleção. Nós já fomos técnicos e dirigentes de clubes. Tirar três atletas desequilibra o campeonato. Equilibrar tudo isso é um grande desafio. Gostaria que tivessem vacinado em todos os locais, para ter torcida, para todos poderem trabalho. A situação é cultural, econômica. Quando a gente trabalha, tem dignidade. Dirigir sem torcida e com torcida é muito diferente. A emoção fica aflorada.

Briga por posição no ataque e na defesa

O campo fala. O futebol tem diversas formas de vencer, diversos modelos, depende do que se pensa do futebol. Depende de uma série de aspectos importantes. É do meio para frente que as situações estão abertas. Mas Thiago Silva, Marquinhos e Militão… haja dor de cabeça para escalar dois dos três. Tem o Lucas Veríssimo que veio em alto nível, Rodrigo Caio tá aí, Felipe. Tem agora do Lodi e Arana em alto nível. Competem. O Emerson também. Essas combinações estão em aberto mais. Dois atacantes centrais, marcação em 4-1-3-2, liberdade no meio, dois articuladores ou dois flechas, dois pontas… Essas combinações a gente vai buscando. O atleta vai buscando a sua condição.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo