Tite sofre arritmia cardíaca por conta de altitude e é internado após jogo do Flamengo | OneFootball

Tite sofre arritmia cardíaca por conta de altitude e é internado após jogo do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·23 de agosto de 2024

Tite sofre arritmia cardíaca por conta de altitude e é internado após jogo do Flamengo

Imagem do artigo:Tite sofre arritmia cardíaca por conta de altitude e é internado após jogo do Flamengo

Tite apresentou um quadro de Fibrilação Artrial e está internado em hospital no Rio de Janeiro


O Flamengo se classificou às quartas de final da Libertadores da América na última quinta-feira (22). Em resumo, mesmo após a derrota por 1 a 0 para o Bolívar (BOL), o Rubro-Negro avançou para a próxima fase. Contudo, o técnico Tite passou mal ainda em La Paz, na Bolívia, e precisou de atendimento médico.

Antes de mais nada, em comunicado divulgado pelo Flamengo na manhã desta sexta-feira (23), o clube informou que o técnico Tite está internado para reverter o quadro de Fibrilação Atrial. Apesar do susto, o treinador rubro-negro passa bem e está estável.


Vídeos OneFootball


VEJA COMUNICADO:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após a partida de ontem, em La Paz, o técnico Tite passou mal e necessitou de atendimento do Departamento Médico rubro-negro. Foram detectadas elevações da frequência cardíaca e arritmia causadas pela altitude. O treinador foi prontamente medicado e assistido pelos médicos e staff durante o retorno ao Rio de Janeiro. Após o desembarque, Tite foi encaminhado diretamente ao Hospital Copa Star para a realização de exames, que confirmaram a Fibrilação Atrial. O laudo não apontou a necessidade de intervenção cirúrgica até o momento. O treinador está lúcido, estável, mas permanecerá internado para a reversão do quadro através de medicamentos. Desejamos uma rápida recuperação ao nosso comandante.

VEJA PUBLICAÇÃO:

ALTITUDE

Importante destacar que o Flamengo jogou contra o Bolívar em La paz, na Bolívia, a uma altitude de 3.640 metros acima do nível do mar. Quanto mais alto o nível do mar, mais prejudicial pode ser para o organismo dos seres humanos.

Isso acontece por conta do ar cada vez mais rarefeito conforme subimos (pouca presença de oxigênio), o que afeta a respiração, o coração e os músculos. Os atletas do Bolívar, já estão acostumados com os efeitos da altitude e não sentiram tanto a altitude. Tite, porém, teve alterações cardíacas e precisou de cuidados médicos.

Importante destacar que o ser humano pode sentir a diferença a partir dos 1.500 metros. Contudo, o mais comum é que os sintomas comecem a se apresentar aos 2.000 metros de altitude. Nesta altura, é comum que o atleta ou membro da comissão técnica sofra dores de cabeça, náuseas, tonturas, indisposição gástrica, vômitos, sensação de falta de ar, fadiga e letargia, entre outros sintomas.

RECUPERAÇÃO E PRÓXIMO COMPROMISSO

O Flamengo não deu previsão de quando Tite vai ter alta hospitalar. No entanto, o elenco inicia a preparação para o próximo compromisso da temporada. No domingo (25), o Rubro-Negro enfrenta o Red Bull Bragantino, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O embate acontece no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília).

Saiba mais sobre o veículo