Esporte News Mundo
·09 de fevereiro de 2026
Tite valoriza equilíbrio e desempenho do Cruzeiro em vitória no Estadual

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·09 de fevereiro de 2026

O Cruzeiro voltou a somar três pontos no Campeonato Mineiro ao derrotar o América-MG por 2 a 0, na noite deste domingo (8), no Mineirão. Após o clássico, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e fez uma análise detalhada da atuação da equipe celeste, destacando aspectos táticos, comportamento em campo e a importância do resultado.
Para o treinador, a vitória em casa era necessária diante da sequência recente e teve impacto direto na confiança de todos os envolvidos no clube.
“Precisávamos de uma vitória em casa, em função da sequência. Para dar para o torcedor, para os atletas, nossas famílias. Uma vitória que traduzisse a evolução da equipe” — analisou.
Publicidade
Durante a coletiva, Tite reforçou que sua avaliação passa primeiro pelo desempenho apresentado, independentemente da posição na tabela ou da campanha momentânea.
“Eu olho primeiro para o desempenho. Não adianta olhar para isso, melhor campanha, situações muito próximas. Coloquei para os atletas que era momento de ter lucidez. Absorver isso é sinal de maturidade” — afirmou.
O comandante também explicou as escolhas táticas feitas ao longo da partida, ressaltando a compactação defensiva e a organização do meio-campo como pontos positivos do Cruzeiro no clássico.
“A equipe taticamente desenvolver de outras formas, ser compacta, conseguiu. Essa coordenação, do Matheus e Kaio com os meias atrás, isso trazia compactação e a subida dos defensores. Não tinha jogado com linha de cinco até então”— comentou.
Outro ponto destacado por Tite foi a forma como o time utilizou a largura e a verticalidade para criar jogadas e controlar o jogo.
“Foi mais equilibrado. Claro que o gol traz uma tranquilidade maior. O jogo tem 90 minutos, temos que manter a concentração. Efetividade conta. Tivemos uma verticalidade muito forte” — ressaltou.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 12 pontos, assumiu a liderança do Grupo C do Campeonato Mineiro e depende apenas de si para garantir vaga na semifinal da competição.









































