Arena Rubro-Negra
·14 de novembro de 2025
Título nacional do Vitória completa 2 anos

In partnership with
Yahoo sportsArena Rubro-Negra
·14 de novembro de 2025

14 de novembro de 2023. Data que ficou eternizada na história do Esporte Clube Vitória. Naquele dia, o Leão da Barra sagrou-se campeão da Série B do Brasileirão, o primeiro título nacional do rubro-negro baiano. E o Colossal sequer estava em campo.
Após ter vencido o Novorizontino, fora de casa, dois dias antes, o Leão assistia atentamente ao confronto entre Guarani e Criciúma, no estádio Brinco de Ouro. Com o tropeço do time catarinense, que empatou em 1×1, o Vitória confirmou matematicamente o título.
A campanha histórica do rubro-negro foi de 72 pontos em 38 rodadas, com 22 vitórias, seis empates e 10 derrotas. O Leão marcou 50 gols e sofreu 31.
Léo Gamalho, com 10 gols, foi o artilheiro do time. Outro destaque foi Osvaldo, que deu nove assistências durante a campanha.
O elenco contava com nomes que se consagraram no rubro-negro, como o goleiro Lucas Arcanjo, que até hoje defende o Vitória. Não podemos deixar de falar também de Camutanga, zagueiro que chegou sob desconfiança e se tornou peça fundamental, e de Matheuzinho, que veste atualmente a camisa 10 do Leão.
Atletas como Wagner Leonardo, Zeca, Rodrigo Andrade, Léo Gomes, Zé Hugo e Iury Castilho, que hoje não estão mais no rubro-negro, também foram essenciais.









































