TJD estabelece penas para jogadores envolvidos em caso de racismo no Paraná | OneFootball

TJD estabelece penas para jogadores envolvidos em caso de racismo no Paraná | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·22 de outubro de 2025

TJD estabelece penas para jogadores envolvidos em caso de racismo no Paraná

Imagem do artigo:TJD estabelece penas para jogadores envolvidos em caso de racismo no Paraná

— Continua depois da publicidade —

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) anunciou, na noite de segunda-feira (20), as sanções aplicadas aos jogadores envolvidos em um episódio de injúria racial durante o confronto entre Batel e Nacional-PR pela Taça FPF.


Vídeos OneFootball


De forma unânime, os auditores decidiram suspender o volante Diego, ex-atleta do Batel, por sete partidas, além de impor uma multa de R$ 2 mil. A punição foi determinada após o jogador ser acusado de chamar o zagueiro PV, do Nacional-PR, de “macaco”.

Já PV recebeu uma suspensão ainda mais severa: dez jogos, sendo seis referentes a um cuspe dirigido ao adversário antes da ofensa racial e quatro por ter reagido com um soco.

Durante o julgamento, Diego negou ter usado o termo racista e alegou ter dito a palavra “malaco”, que, segundo ele, seria uma gíria para “maloqueiro”.

Entenda o episódio

O caso ocorreu aos 41 minutos do segundo tempo da partida. Após uma falta no ataque, PV discutiu com o árbitro e, logo depois, foi alvo de provocações de Luís Hyago e de Diego. Irritado, o defensor do Nacional-PR partiu em direção ao volante e o atingiu com um soco no rosto.

O árbitro Diego Ruan Pacondes da Silva seguiu o protocolo antirracismo da FIFA, cruzando os braços em “X” para sinalizar o ocorrido. A partida foi interrompida, PV foi expulso e Diego acabou encaminhado ao hospital. O Batel, por sua vez, anunciou a demissão imediata do jogador após o caso vir à tona.

Saiba mais sobre o veículo