
Gazeta Esportiva.com
·03 de setembro de 2025
Torcedor recebe 1 ano de prisão por ato racista contra Iñaki Williams

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·03 de setembro de 2025
O acusado de dirigir insultos racistas ao jogador Iñaki Williams, do Athletic de Bilbao, durante uma partida de La Liga em 2020, no estádio do Espanyol, aceitou nesta quarta-feira (3) a pena de um ano de prisão e três anos sem frequentar estádios de futebol. O acordo foi firmado com o Ministério Público espanhol.
Durante a audiência no Tribunal de Barcelona, o acusado admitiu os fatos ocorridos no jogo Espanyol x Athletic de Bilbao, em 25 de janeiro de 2020, no estádio Cornellà-El Prat.
Segundo o relatório do Ministério Público, o homem, “agindo com evidente desprezo pela cor preta da pele do jogador”, proferiu gritos e gestos racistas contra Williams quando ele foi substituído.
Inicialmente, o Ministério Público pedia dois anos de prisão. No entanto, após a confissão, as partes — incluindo a La Liga como acusação particular — chegaram a um acordo.
O torcedor foi condenado a um ano de prisão por crime contra os direitos fundamentais e a integridade moral. Ele não deverá cumprir a pena em regime fechado por não ter antecedentes criminais e por a sentença ser inferior a dois anos, conforme a lei espanhola.