Torcedores do Corinthians se dividem sobre projeto de reforma estatutária | OneFootball

Torcedores do Corinthians se dividem sobre projeto de reforma estatutária | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·30 de outubro de 2025

Torcedores do Corinthians se dividem sobre projeto de reforma estatutária

Imagem do artigo:Torcedores do Corinthians se dividem sobre projeto de reforma estatutária

O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, apresentou nesta semana, no Parque São Jorge, o anteprojeto de reforma do estatuto do clube.

Em enquete realizada pela Gazeta Esportiva, os torcedores se mostraram divididos sobre as propostas de maneira geral. A reportagem questinou como os corintianos enxergaram o projeto: excelente, bom, mediano, ruim e péssimo. A opção mais votada foi “péssimo”, com 22,6%.


Vídeos OneFootball


Logo abaixo, “bom” recebeu 21,3% dos votos, enquanto “excelente” teve 20%. Já as alternativas “ruim” (18,6%) e “mediano” (17,3%) foram as menos escolhidas.

Imagem do artigo:Torcedores do Corinthians se dividem sobre projeto de reforma estatutária

(Foto: Reprodução)

Novidades do projeto

O documento, divulgado pelo Corinthians, prevê o direito de voto ao Fiel Torcedor e a possibilidade de transformação do clube em SAF.

Além disso, o texto contempla outros tópicos importantes, como: ampliação dos mandatos; remuneração a dirigentes; contratação de um CEO; ‘Prefeito’ do Parque São Jorge; maior rigor financeiro: regras para uso de cartões corporativos; repasses ao Conselho; mudanças na Comissão de Ética.

Próximos passos

O anteprojeto, vale lembrar, ainda precisa passar por duas votações antes de entrar em vigor. Primeiro, o documento será apreciado pelo Conselho Deliberativo do Corinthians, em votação prevista para novembro. Em seguida, em dezembro, caberá aos associados ratificar ou não a decisão do CD em Assembleia Geral. Alguns artigos serão votados em blocos, enquanto outros terão votação individual

Se aprovado, o novo estatuto começa a ter efeito de maneira imediata. Contudo, a possibilidade de voto ao Fiel Torcedor deve valer a partir das eleições de 2030. O pleito de 2026 ainda deve ficar restrito ao modelo atual, levando em conta uma regra de transição.

A Comissão da Reforma do Estatuto trabalha no texto desde o ano passado. O anteprojeto foi elaborado a partir de debates internos e sugestões de movimentos organizados externos, como a própria Gaviões da Fiel, que opinou a favor do direito a voto ao Fiel Torcedor. Segundo Romeu Tuma Júnior, mais de 30 propostas foram protocoladas na Secretaria e encaminhadas à Comissão.

O relatório final foi entregue Romeu no último dia 10 de outubro. A expectativa do presidente do Conselho é que o novo estatuto do Corinthians seja aprovado no fim deste ano e entre em vigor já no início de 2026.

Saiba mais sobre o veículo