MundoBola Flamengo
·20 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de dezembro de 2024
Diferentemente do tom geral que cercou o anúncio de Giorgian de Arrascaeta como novo camisa 10 do Flamengo, o jornalista José Trajano não curtiu a novidade. Em programa do canal UOL, o comentarista defendeu até a aposentadoria do número, imortalizado nas costas de Zico.
Segundo Trajano, Arrascaeta é "bom jogador" e teve momentos positivos no Flamengo. Porém, não se trata de um atleta "fora de série" o suficiente para receber a camisa 10 — que, em sua opinião, deveria ser aposentada.
"Não entendo darem a camisa 10 para o Arrascaeta. Tudo bem, é um bom jogador, legal, teve bons momentos. Mas ele está em uma fase pior, só se machuca. E, na história do Flamengo, deveriam preservar a camisa 10. Ninguém usa mais, era a do Zico e acabou", disse.
Trajano discordou da ideia de que Arrascaeta já tenha entrado para a história do Flamengo. Desde que chegou, em 2019, o uruguaio conquistou 13 títulos: duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, quatro Cariocas e uma Recopa Sul-Americana.
"Colocaram a 10 para o Arrascaeta como se fosse um jogador fora de série, que definitivamente entrou para a história do Flamengo. Eu não vejo assim, acho meio estranho", finalizou.
Em um dos últimos atos de sua gestão, Rodolfo Landim anunciou que Arrascaeta seria o camisa 10 do Flamengo neste mês de dezembro. No vídeo, o presidente faz uma ligação por vídeo com o uruguaio, que está de férias na Itália. A estratégia, inclusive, foi alvo de críticas por parte do novo mandatário, Luiz Eduardo Baptista, que foi empossado na última quarta-feira (18).
Também durante o programa, o jornalista Arnaldo Tirone relembrou a punição a Gabigol por vestir a camisa do Corinthians, que foi justamente de perder a camisa 10. A partir de então, o atacante vestiu a 99 em seus últimos meses no clube.
Além disso, Arnaldo ainda destacou o peso que todos os jogadores do Flamengo encaram ao vestir a camisa 10 de Zico, ídolo máximo rubro-negro.
"Essa camisa 10 fez muito mal ao Gabigol, né? E acabou sendo retirada como punição durante o ano. Vamos lembrar que existiu isso. A punição ao Gabigol pelos atos de indisciplina foi a retirada da camisa 10. Nem sei se o Arrascaeta quer a 10, sinceramente. Todo cara que veste a 10 do Flamengo tem a imagem do Zico a preservar, a zelar", afirmou.
Além dos 13 títulos, Arrascaeta tem um total de 290 jogos oficiais com a camisa do Flamengo. Até aqui, marcou 73 gols e distribuiu 89 assistências. Revelado pelo Defensor, do Uruguai, o atleta também atuou pelo Cruzeiro, onde conquistou duas Copas do Brasil e um Campeonato Mineiro.