Leonino
·15 de julho de 2025
Tribunal revela destino de Varandas! Caso do Presidente do Sporting com Pinto da Costa dá que falar

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15 de julho de 2025
Frederico Varandas foi absolvido do crime de difamação contra Jorge Nuno Pinto da Costa. O caso remonta ao ano de 2022, altura em que o Presidente do Sporting acusou o malogrado de ser "corruptor ativo", em declarações à imprensa nacional.
O Tribunal Local Criminal de Lisboa ilibou Frederico Varandas, garantindo que o líder máximo do Sporting foi "absolvido da prática do crime de que vinha acusado", visto que "utilizou aquela expressão [corruptor ativo] no exercício do direito à liberdade de expressão".
"Jamais alguém pretende ofender alguém quando se diz a verdade. Apenas disse a verdade, a verdade não ofende. Mas, se quiserem trocar a palavra, posso trocar bandido por corruptor ativo, é mais elegante", disse Frederico Varandas, à data.
O julgamento em causa deu sequência a outro processo, que acabou por terminar da pior forma para o dirigente do Sporting. Em 2020, Varandas apelidou o antigo presidente do Porto de "bandido", tendo sido condenado no passado dia 2 de julho, pelo Tribunal do Bolhão.
Frederico Varandas terá de pagar um total de 12.200 euros, dos quais 7.200 são por difamação e os restantes 5 mil por compensação aos herdeiros de Jorge Nuno Pinto da Costa, por danos não patrimoniais causados pelos insultos proferidos no ano em questão.