Trio ofensivo do Corinthians pode voltar a atuar junto após quatro meses | OneFootball

Trio ofensivo do Corinthians pode voltar a atuar junto após quatro meses | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·28 de julho de 2025

Trio ofensivo do Corinthians pode voltar a atuar junto após quatro meses

Imagem do artigo:Trio ofensivo do Corinthians pode voltar a atuar junto após quatro meses
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O Corinthians pode ter novamente à disposição, nesta quarta-feira, 30, o trio ofensivo formado por Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay — apelidado de “GYM” pela torcida. A equipe enfrenta o Palmeiras na Neo Química Arena, às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Será a primeira vez em mais de quatro meses que o trio pode atuar junto. A última partida em que os três estiveram em campo simultaneamente foi justamente contra o rival alviverde, na final do Campeonato Paulista, disputada no dia 27 de março. Na ocasião, o empate por 0 a 0 garantiu o título estadual ao Corinthians na Neo Química Arena.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Trio ofensivo do Corinthians pode voltar a atuar junto após quatro meses

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Desde então, passaram-se 125 dias sem que o trio dividisse o gramado. O motivo para a longa ausência foram lesões, suspensões e convocações para seleções nacionais, que impediram uma sequência de jogos juntos.

Desde a chegada de Memphis, em setembro de 2024, o trio GYM mostrou-se uma das formações ofensivas mais eficazes do futebol brasileiro. Somados, Garro, Yuri e Memphis participaram diretamente de 35 gols do Corinthians — com 23 gols marcados e 12 assistências — o equivalente a 91,8% dos gols do time no período.

Além disso, outra estatística anima a Fiel para o jogo desta quarta-feira diante do arquirrival: com o trio em campo, o Corinthians nunca foi derrotado na Neo Química Arena. Foram 11 partidas, com oito vitórias, três empates e 25 gols marcados, mantendo 82% de aproveitamento.

No ano passado, o trio iniciou 10 das 20 partidas disputadas pelo Corinthians após a chegada de Memphis, ou seja, 50% dos jogos. Em 2025, sob o comando de Ramón Díaz, começaram juntos apenas sete vezes em 42 partidas, o que representa apenas 16,7% dos confrontos da temporada.

O distanciamento do trio em campo foi causado por uma série de fatores. Após a final do Paulistão, Rodrigo Garro intensificou o tratamento de uma tendinopatia patelar e só voltou a jogar em 27 de maio. Naquele momento, Yuri Alberto já se recuperava de uma lesão na coluna, que o afastou por semanas — foi a lesão mais longa de sua carreira.

Memphis Depay também enfrentou uma série de ausências. Além de compromissos com a seleção da Holanda, o atacante sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito, pouco antes da pausa para a Data Fifa. Após se recuperar, ele viajou para atuar pelas Eliminatórias europeias e não retornou a tempo de disputar as rodadas finais antes da paralisação do Campeonato Brasileiro.

No último jogo do Corinthians, contra o Botafogo, Yuri Alberto voltou a campo após recuperação, e Memphis marcou o gol que garantiu o empate. Garro, no entanto, ficou de fora por suspensão.

O Derby válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil acontece às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, 30 de julho. A partida de volta está marcada para a próxima semana, na quarta-feira, 6 de agosto, às 21h30, no Allianz Parque.

Veja mais:

Saiba mais sobre o veículo