Zerozero
·03 de outubro de 2025
Triunfar a dobrar no arranque europeu: passado leva FC Porto a sonhar com o apuramento (e com a glória)

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·03 de outubro de 2025
Quando tudo fazia crer que o FC Porto iria empatar pela primeira vez esta época, um golo ao cair do pano de Rodrigo Mora levou o Estádio do Dragão à ebulição. Em cima do minuto 90, Gabri Veiga desbloqueou com um passe a rasgar para Pepê, que cavalgou largos metros antes de assistir o tento do triunfo, rubricado pelo jovem prodígio Mora.
Assim sendo, o triunfo diante do Crvena Zvezda representa a nona vitória consecutiva dos dragões nesta temporada - percurso 100 por cento vitorioso -, sendo que o emblema portuense arrancou, também, a caminhada na Liga Europa com duas conquistas consecutivas.
Ora, segundo o nosso PlaymakerStats, este registo europeu representa um bom presságio para o conjunto da cidade do Porto, que alcançou a etapa seguinte da prova - rondas a eliminar - nas últimas quatro edições em que se estreou na fase de grupos/liga com dois triunfos.
De acordo com a nossa recheada base de dados, o FC Porto repete, assim, os registos rubricados em 1996/97, 1999/00, 2010/11 - época de maior glória portista nos passado recente - e 2012/13.
Em 1996/97, os dragões arrancaram a prestação na Liga dos Campeões com quatro vitórias consecutivas - sendo que as duas primeiras foram registadas diante do Milan (fora) e IFK Goteborg (casa). Já em 1999/00, a turma azul e branca derrotou o Molde (fora) e o Olympiacos (casa) nas partidas inaugurais da prova.
11 anos depois, André-Villas Boas guiou o seu conjunto à glória na Liga Europa, tendo arrancando a fase grupal com triunfos frente ao Rapid Wien (casa) e CSKA Sofia (fora). Por último, o FC Porto venceu os dois primeiros jogos na Liga dos Campeões 2012/13 - frente ao Dinamo Zagreb (fora) e PSG (casa).
Ao vivo