Zerozero
·14 de dezembro de 2025
Trofense regressa às vitórias em Fafe e é o novo líder da Série A

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·14 de dezembro de 2025

O Trofense regressou às vitórias na deslocação ao Estádio Municipal de Fafe, ao triunfar por 1-2 no encontro referente à 13.ª jornada da Liga 3, Série A. Num jogo marcado por várias expulsões e por uma grande penalidade convertida já nos instantes finais, a equipa da Trofa quebrou um ciclo de cinco jogos sem vencer e assumiu a liderança isolada da prova.
A partida começou equilibrada, mas cedo o Trofense revelou maior eficácia. Aos 11 minutos, Gonçalo Cunha inaugurou o marcador na conversão de uma grande penalidade, num lance que ditou igualmente a expulsão de Leandro Teixeira, deixando o Fafe reduzido a dez unidades. Ainda antes do intervalo, o mesmo Gonçalo Cunha voltou a fazer balançar as redes, desta feita na sequência de um livre direto executado de forma exemplar, colocando os visitantes numa posição confortável ao descanso.
Na segunda parte, o encontro foi menos produtivo em termos ofensivos, mas bastante disputado e marcado por sucessivas interrupções e cartões. Apesar da inferioridade numérica, o Fafe procurou reagir e criou algumas ocasiões de perigo, sobretudo por intermédio de João Vigário e Picas, mas encontrou sempre pela frente um Nuno Silva seguro entre os postes.
Já em tempo de compensação, aos 90+4 minutos, Carlos Daniel reduziu para a formação fafense através da marca dos onze metros, mas o golo surgiu demasiado tarde para alterar o desfecho da partida.
Com este triunfo, o Trofense soma três pontos importantes, regressa aos bons resultados após cinco jornadas sem vencer e passa a ser o novo líder isolado da Série A da Liga 3. Já o Fafe, com a possibilidade de se colar ao Vitória SC 'B' na liderança, cai para o quinto lugar.

Onze do Fafe:
Tiago Martins, João Vigário, Leandro Teixeira, João Batista, Diogo Castro, João Amorim, Vasco Braga, João Oliveira, Ká Semedo, João Santos, Picas

Onze do Trofense:
Nuno Silva, Edu Duarte, Joel Oliveira, Gonçalo Cunha, Joel Ferreira, Fábio Borges, Reko Silva, Rafael Assis, Ivandro, Nuninho, Moussa Diarra
1':

Começou a partida
2':

Trofense: Ivandro
cabeceou ao primeiro poste sem marcação. Defesa atenta de Tiago Martins, esteve à vista o golo!
3':

Fafe: João Vigário
ficou com a bola à mercê e mandou uma bomba à entrada da área. Passou perto, apesar do desvio!
9':

Trofense: Moussa Diarra
ficou na cara do golo, mas viu o primeiro remate defendido por Tiago Martins e o segundo pelo braço de Leandro Teixeira
10':

Cartão vermelho para Leandro Teixeira (Fafe)
Leandro Teixeira vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
11':

GOLO Trofense: Gonçalo Cunha marca de grande penalidade!
Gonçalo Cunha marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
Gonçalo Cunha encheu-se de confiança e colocou a bola cheia de força no fundo das redes
15':

Depois de um início repartido, o Trofense adiantou-se no marcador num lance com alguma polémica. Ainda assim, mesmo antes da expulsão, a turma da Trofa tinha somado as melhores oportunidades e consegue agora uma vantagem através de uma grande penalidade
16':

Cartão vermelho para um elemento do banco (Fafe)
30':

GOLO Trofense! Gonçalo Cunha marca
Gonçalo Cunha marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
Que grande golo de Gonçalo Cunha! O central do Trofense está com a confiança toda e cobrou o livre de forma exímia para o fundo das redes.
32':

Em superioridade numérica, o Trofense vai controlando a partida. Muita paciência na posse para atrair o Fafe e depois a aproveitar os espaços nos corredores para criar perigo. Os da casa continuam com muitas dificuldades desde a expulsão de Leandro Teixeira
41':

Rafael Assis (Trofense) está em sérias dificuldades e Hugo Silva chama os bombeiros para levarem o jogador de maca
45 +6':

Cartão vermelho outro elemento do banco (Fafe)
Intervalo:

Muita emoção nos primeiros 45 minutos em Fafe! Depois do início repartido, o Trofense adiantou-se no marcador de grande penalidade, num lance em que Tiago Martins fica mal na fotografia com uma saída que ficou a meio. Em superioridade, o conjunto da Trofa soube ser paciente e controlou o jogo, aumentando a vantagem com um grande golo de livre direto.
57':

Cartão vermelho para Gustavo Lobo (Trofense)
Gustavo Lobo vê o seu 1º vermelho na prova (6 jogos)
60':

30 minutos para jogar em Fafe. O Trofense entrou na segunda parte a gerir e não tem criado grandes problemas aos justiceiros mesmo em vantagem numérica. Os pupilos de Mário Ferreira têm tido algumas aproximações, mas sem grande perigo. Vamos ver o que nos reserva estes minutos de 10x10.
65':

Fafe: João Vigário
, de livre, a obrigar Nuno Silva a uma defesa espetacular
65':

Fafe: Zé Oliveira
, na sequência do livre, a desperdiçar de forma clamorosa. Ficou a impressão que o central podia ter feito mais
68':

Rafael Assis (Trofense) abandonou o relvado de maca e acabou mesmo substituído
72':

Fafe: Picas
a cabecear ao primeiro poste para uma defesa fantástica do capitão Nuno Silva
75':

O Fafe mantém-se por cima da partida que tem sofrido constantes interrupções, sobretudo pela equipa do Trofense com vários jogadores a necessitarem de assistência médica. Com uma vantagem relativamente confortável, o conjunto da Trofa, mesmo quando estava em superioridade, não conseguiu criar situações de golo. Os fafenses, cada vez mais à procura do golo, estão algo precipitados e não conseguem bater Nuno Silva - bastante seguro até agora!
82':

Fábio Borges (Trofense) não está em condições e prepara-se para sair de maca das quatro linhas
90 +1':

Cartão vermelho para outro elemento do banco, o terceiro da partida (Fafe)
90 +2':

Trofense: Rodrigo Melro
teve o terceiro nos pés, mas quem brilhou foi Tiago Martins com uma enorme defesa
90 +4':

GOLO Fafe: Carlos Daniel marca de grande penalidade!
Carlos Daniel marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
Bola para a esquerda, Nuno Silva para a direita. Consegue reduzir o Fafe na compensação com um golo de Carlos Daniel, ex-Trofense
90 +5':

Vai carregar o Fafe nestes últimos minutos que restam
90 +8':

Fafe: Ká Semedo
com um belo trabalho a colocar Nuno Silva em trabalhos apertados
90 +10':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

O Trofense acabou o jogo a sofrer, mas acabou por conquistar os três pontos, regressar às vitórias e assumir a liderança da Série A da Liga 3. A verdade é que depois da vantagem confortável ao intervalo, a turma visitante pouco ou nada fez - exceção de um remate na compensação - para ampliar o resultado. O Fafe, mais destemido, procurou sempre o golo para reduzir e tentar o empate. O golo chegou, mas tarde, já na compensação.
Melhor em campo:

Gonçalo Cunha (CDT) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O central esteve exímio no capítulo defensivo ao cobrar uma grande penalidade um livre direto com sucesso. Defensivamente, a par de Nuno Silva, foi um dos homens que ajudou a equipa a evitar que o Fafe marcasse.









































