Gazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025
Trump recebe primeiro Prêmio da Paz da Fifa em sorteio da Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025

A Fifa concedeu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o seu primeiro Prêmio da Paz nesta sexta-feira (5), uma distinção criada em novembro pela entidade máxima do futebol mundial para reconhecer os talentos daqueles que valorizam para a união do mundo.
O primeiro Prêmio da Paz foi entregue durante o sorteio da Copa do Mundo de 2026, coorganizado pelos Estados Unidos, Canadá e México, realizado no Kennedy Center, em Washington, DC.
“É um grande dia e é um esporte formidável”, disse Trump no tapete vermelho do Kennedy Center, onde ocorrerá o sorteio e em companhia do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Trump transformou a Copa do Mundo em um evento central de sua segunda presidência, apesar das preocupações geradas por suas posturas contra seus vizinhos mexicanos e canadenses, sua política migratória ou suas ameaças de retirar a organização de partidas das cidades governadas por democratas.
O republicano encontrou um importante aliado no chefe da Fifa, com quem não deixa de demonstrar boa sintonia.
O dirigente ítalo-suíço, presente na sua posse e várias vezes convidado ao Salão Oval, compreendeu a necessidade de se aproximar do presidente dos Estados Unidos, onde serão disputados 78 dos 104 jogos programados de 11 de junho a 19 de julho de 2026, incluindo a final no MetLife Stadium (Nova Jersey).
Esta aliança, cuidadosamente cultivada por ambos os homens em nome dos interesses estratégicos mútuos, atingiu seu auge nesta sexta-feira, com a entrega a Trump do primeiro Prêmio da Paz da Fifa.
O mandatário se orgulha de ter encerrado vários conflitos desde seu retorno ao poder e sonha abertamente com o Prêmio Nobel da Paz, concedido este ano à opositora venezuelana María Corina Machado.
Como coorganizadores, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, também viajaram ao México em um contexto de tensões pelas tarifas aplicadas pelo líder americano.
Ao vivo









































