MundoBola Flamengo
·19 de setembro de 2025
'Tsunami' do Flamengo e arbitragem caótica repercutem na mídia internacional

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 de setembro de 2025
A atuação lamentável do árbitro Andrés Rojas em Flamengo x Estudiantes, disputado na última quinta-feira (18), obviamente chamou atenção também fora do Brasil. A partida, válida pela ida das quartas de final da Libertadores, terminou 2 a 1 para o Mais Querido — mas os erros do juiz incomodaram demais.
O fato, porém, é que o time entrou em campo amassando o Estudiantes, com dois gols em oito minutos, mas acabou perdendo a concentração no fim. Com Andrés Rojas bagunçando completamente o jogo, o Flamengo se deixou afetar e acabou sofrendo um gol.
E a mídia internacional repercutiu o duelo, principalmente na Espanha e na Argentina. Com Filipe Luís no comando técnico e chegadas de jogadores como Samuel Lino e Saúl Ñíguez, a cobertura dos periódicos espanhóis sobre o clube aumentou muito.
No jornal "As", por exemplo, a manchete foi: "Filipe Luís, do show ao desastre". Na matéria, o veículo destaca o início fulminante do Flamengo no jogo, mas também ressalta o impacto do pênalti e da atuação da arbitragem para o resultado.
"Um polêmico vermelho para Plata mudou tudo. O time de Filipe Luís foi forçado a recuar e permitir uma série de bolas na área. A primeira chance clara foi defendida por Rossi, mas Carrillo foi implacável na segunda. O atacante do Pincha mereceu, e o que deveria ser uma comemoração no Maracanã se tornou um grito de guerra para os argentinos", disse.
Mídia internacional repercutiu Flamengo x Estudiantes (Foto: Reprodução)
Na casa do Estudiantes, é claro, as análises se guiaram muito mais por elogios ao time argentino do que propriamente uma análise fria do jogo. O principal foi destacar a sobrevivência da equipe no Maracanã, já que o início do jogo indicava uma goleada histórica. O primeiro gol saiu com menos de 20 segundos.
Desta forma, o jornal "Olé" ressaltou justamente o fato de que o Estudiantes conseguiu sair 'vivo' do Maracanã para buscar a classificação em casa: "Não está morto: Estudiantes perde para um rival de luxo, mas chega vivo a La Plata".
Olé focou no fato de que o Estudiantes sai vivo do Maracanã (Foto: Reprodução)
Os erros bizarros do árbitro Andrés Rojas foram praticamente ignorados, com exceção das reclamações do Flamengo. O "TyC Sports" ressaltou as expressões fortes usadas pelos integrantes da delegação rubro-negra, como "escândalo" e o pedido de Filipe Luís para que o juiz suma dos jogos do time na Libertadores.
TyC Sports ao menos citou o inconformismo do Flamengo com a arbitragem (Foto: Reprodução)
Por fim, o "Clarín" ignorou completamente a arbitragem e focou no fato de que o Estudiantes segue vivo para o segundo jogo. O veículo ainda citou o Flamengo como um "tsunami" e elogiou o time argentino por não ter saído do Maracanã com uma goleada.
Clarín seguiu linha do Olé e focou no desempenho do Estudiantes (Foto: Reprodução)
Com a vitória por 2 a 1, o Flamengo vai ao jogo da volta, na Argentina, precisando de um empate para se classificar às semifinais da Libertadores. A partida acontece na próxima quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília). Antes disso, o Mais Querido encara o Vasco, pelo Brasileirão, neste domingo.
Ao vivo
Ao vivo