Tuma Jr. comenta ‘relevância’ de debate sobre regras para eventual SAF no Corinthians | OneFootball

Tuma Jr. comenta ‘relevância’ de debate sobre regras para eventual SAF no Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·09 de dezembro de 2025

Tuma Jr. comenta ‘relevância’ de debate sobre regras para eventual SAF no Corinthians

Imagem do artigo:Tuma Jr. comenta ‘relevância’ de debate sobre regras para eventual SAF no Corinthians
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Na noite da última segunda-feira (8), ocorreu mais uma audiência pública para debates como foco na reforma do estatuto do Corinthians. O principal tema foi a criação de regras para uma possível implementação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no clube. O presidente do Conselho Deliberativo (CD), Romeu Tuma Júnior, exaltou a importância em tratar do assunto.

Acho que ela (audiência) foi muito importante, muito relevante. Trouxe o debate aqui para dentro. A gente teve algumas certezas. Primeiro que é importantíssimo esse debate estar no Estatuto. Essa necessidade do Estatuto regular, que a gente possa deixar um caminho para evitar a SAF no futuro. Porque se você não tiver uma regra estabelecida, a gente corre o risco de, em momentos emocionais, o clube se perder mais do que já está hoje“, iniciou o conselheiro.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Tuma Jr. comenta ‘relevância’ de debate sobre regras para eventual SAF no Corinthians

Foto: Reprodução

Então, é bom para todos os lados. É bom para a instituição Corinthians, que está acima de qualquer outro interesse. É bom para eventuais investidores. Você tendo uma regra estabelecida, você não vai correr o risco daqueles clubes que viraram SAF em momentos emocionais e depois tiveram que voltar atrás. Então, é bom você ter essas regras“, complementou.

Além da SAFIEL, que busca mesclar diversos tipos de governança para o futebol do Corinthians, também podem acontecer outras implementações, como com investidores únicos que tomem controle total do futebol alvinegro. Para Tuma Jr., é necessário haver uma segurança jurídica para todos os lados.

“Sem dúvida, eu acho que essa amarra dentro do estatuto, que você possibilite modelos, pelo menos uma segurança jurídica para que se amanhã o clube vire mais SAF, a gente tenha regras mínimas estabelecidas no estatuto. E acho que esse momento de debater qual o melhor modelo vai ser um segundo momento. Eu acho que hoje o estatuto nosso não tem nenhuma previsão”, enfatizou.

A gente conseguiu construir um debate que você vai ter, pelo menos, regras mínimas estabelecidas para que o clube possa, efetivamente, se tiver que mudar o modelo de associação, ele tenha regras de segurança jurídica, pelo menos para proteger a instituição Corinthians e proteger a todos. Modelo assertivo, modelo de SAF, investidores que eventualmente venham amanhã para investir no Corinthians, todo mundo tem que ter segurança jurídica para poder construir o melhor modelo e beneficiar a instituição Corinthians. Eu acho que isso a gente conseguiu estabelecer“, disse Romeu Tuma Júnior.

Apesar de estar acontecendo as audiências para esclarecimento de dúvidas, um debate sobre as propostas de SAF para o Corinthians ficarão em segundo plano no momento. De acordo com o presidente do CD, o foco é elaborar a reforma do estatuto.

Você vê que hoje mesmo já vieram mais dois grupos com propostas de SAF. Eu acho que esse debate de qual é o melhor modelo de SAF vai ser num segundo momento, depois que o estatuto estiver efetivamente amarrado com as regras mínimas de segurança jurídica para a instituição, de como ela deverá acontecer, e se acontecer“, finalizou.

A quarta audiência está marcada para o dia 17 de dezembro, com o tema principal sendo os poderes sociais. Todos os eventos estão marcados para acontecerem no Teatro do Corinthians, localizado no Parque São Jorge. A entrada é livre para quem se inscrever pelo e-mail estatuto@sccorinthians.com.br.

Veja mais:

Imagem do artigo:Tuma Jr. comenta ‘relevância’ de debate sobre regras para eventual SAF no Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo