Esporte News Mundo
·12 de setembro de 2025
Uefa adia decisão sobre realização de jogos nacionais fora da Europa

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·12 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) decidiu adiar a decisão sobre permitir ou não que partidas dos campeonatos nacionais europeus aconteçam fora da Europa. A informação é do siteite ”SportsPRO”.
Alguns clubes desejam lucrar com a possibilidade, mas os torcedores europeus são contra a mudança. Na La Liga, a partida entre Villarreal e Barcelona, pela 17ª rodada,, pode ser disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Enquanto pela Série A italiana, um jogo envolvendo Como e Milan pode serdisputado no Optus Stadium, em Perth, na Austrália.
Por enquanto, o comitê da Uefa está analisando os pedidos das equipes, mas quer debater o tema com os torcedores. O órgão que comanda o futebol europeu deve escutar todas as partes.
”O comitê reconheceu que se trata de uma questão importante e em crescimento, mas expressou o desejo de garantir que tenha a visão de todos os envolvidos antes de tomar uma decisão final. Existem muitas questões a serem resolvidas e, como órgão dirigente europeu, a Uefa tem a responsabilidade de levar todos esses fatores em consideração”, explicou a entidade.
San Siro antes de um jogo (Foto: Marco Luzzani/Getty Images)
Por outro lado, s torcedores são representados pela FSE (Football Supporters Europe, ou Torcedores europeus de futebol). A entidade gostou do posicionamento da Uefa e disse que ele reflete a dedicação do órgão em preservar a integridade do futebol europeu.
”O anúncio de hoje reflete a dedicação da Uefa em preservar a integridade do futebol europeu.
A menção específica para que os torcedores sejam envolvidos nesse processo demonstra que a Uefa reconheceu a forte oposição expressa por milhões de fãs em todo o continente, bem como a de muitos outros atores que se manifestaram contra esses planos. A FSE gostaria de agradecer a todos os grupos de torcedores da Europa que coassinaram nossa declaração contrária a essas propostas – a sua voz fez uma diferença real. Nossa posição continua inalterada: o futebol europeu pertence aos nossos estádios, às nossas cidades, às nossas comunidades – um único jogo doméstico no exterior já é demais.
A FSE permanece comprometida com um diálogo construtivo com a Uefa, instituições europeias e outras partes interessadas para proteger e fortalecer o modelo esportivo europeu e garantir um arcabouço sólido contra qualquer tentativa de levar partidas das ligas nacionais para fora do continente”, afirmou a FSE por meio de um comunicado.
Ao vivo