Zerozero
·16 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 de dezembro de 2024
Anunciada há um ano, a segunda competição europeia feminina já tem um nome definido. A UEFA emitiu um comunicado, esta segunda-feira, onde apresentou a UEFA Women's Europa Cup e também o formato em que a mesma será disputada.
A partir de 2025/26, a nova prova chega para se juntar à UEFA Women's Champions League. Na nota divulgada, o organismo que tutela o futebol europeu explicou a forma como o nome foi desenhado: 'Europa' devido à imagem que já se criou do termo como referente a uma segunda competição, devido à UEFA Europa League, e 'Cup' por se tratar de um torneio que vai ser totalmente jogado em fases a eliminar.
No que diz respeito ao formato, a competição vai dividir-se em seis fases: duas rondas de qualificação, oitavos de final, quartos de final, meias-finais e final. A final tem ainda a particularidade de ser realizada a duas mãos.
A UEFA Women's Europa Cup vai contar com a entrada direta de 13 equipas, sendo elas as terceiras classificadas nos países posicionados do oitavo ao 13.º lugar no ranking e as vice-campeãs nos países posicionados do 18.º ao 24.º lugar. Ao dia de hoje, teriam entrada direta na prova os terceiros classificados de Noruega, Áustria, Países Baixos, Chéquia, Ucrânia e Dinamarca, bem como os vice-campeões de Islândia, Sérvia, Bielorrússia, Bélgica, Eslovénia, Croácia e Roménia.
Para além dessas equipas com entrada direta, também conjuntos que sejam afastados nas rondas de acesso à UEFA Women's Champions League vão ter uma segunda vida na Europa. De forma mais precisa, as equipas eliminadas na terceira ronda de qualificação e as equipas posicionadas em segundo e terceiro lugares na segunda ronda de qualificação da principal prova europeia caem para a segunda.
Numa última nota, a UEFA confirmou que a equipa vencedora da UEFA Women's Europa Cup garante um lugar na terceira ronda de qualificação para a UEFA Women's Champions League da época seguinte, através do Caminho dos Campeões.
Recorde-se que Portugal ocupa, nesta altura, o sexto lugar no ranking da UEFA. O campeonato português vai, por essa razão, apurar três equipas para a UEFA Women's Champions League 2025/26 e nenhuma de forma direta para a nova competição europeia.