MundoBola
·19 de fevereiro de 2026
Uefa concorda e Copa do Mundo de Clubes deve ter grande mudança em 2029

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·19 de fevereiro de 2026

O Flamengo foi o primeiro clube a se garantir na Copa do Mundo de Clubes 2029, com o título da Libertadores 2025. Mas a competição pode sofrer uma grande mudança, e além do Mengão, mais clubes devem participar.
Na primeira edição, foram 32 equipes, e em 2029, o número deve subir drasticamente. A competição mundial deve passar a contar com 48 clubes.
De acordo com o The Guardian, a Uefa já decidiu que não fará resistência ao imaginado pela Fifa. A entidade quer ampliar a participação dos clubes, e deve ter o apoio da Uefa.
O único pedido da Uefa é que o torneio não aconteça de dois em dois anos, como especulado anteriormente, e siga no formato de quatro em quatro anos.
A ideia é que as receitas sejam maximizadas, e a Uefa deve passar a ter 16 clubes, em vez de 12. Ou seja, serão mais clubes europeus participando na próxima edição.
Isso também é uma resposta aos clubes que pressionaram por ficarem de fora do torneio. Clubes como o Liverpool, por exemplo, não puderam jogar a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
O Brasil tem interesse em sediar a Copa do Mundo de Clubes 2029, mas o favoritismo está longe de ser brasileiro.
Espanha e Marrocos, que sediam a Copa do Mundo 2030, querem fazer como em 2025, quando os EUA, que recebem a Copa de seleções no ano seguinte, receberam a competição de clubes.
Os favoritos são Espanha e Marrocos, e dificilmente a Fifa tira o torneio desses países, já que a competição também serve como um teste para a Copa do Mundo de seleções no ano seguinte.









































