Uefa pode suspender Israel de competições, e EUA se opõe | OneFootball

Uefa pode suspender Israel de competições, e EUA se opõe | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·25 de setembro de 2025

Uefa pode suspender Israel de competições, e EUA se opõe

Imagem do artigo:Uefa pode suspender Israel de competições, e EUA se opõe

A Uefa deve decidir na próxima semana se suspenderá Israel e os clubes do país de suas competições, em meio a forte pressão política e esportiva.

Segundo o jornal The Times, a maioria dos membros do comitê executivo da entidade já se mostra favorável à medida, motivada pelo relatório da Comissão de Inquérito da ONU que acusou o país de cometer genocídio em Gaza.


Vídeos OneFootball


O caso ganhou força após manifestações de torcidas e clubes europeus, que questionam a participação de equipes israelenses em torneios continentais. A situação lembra a suspensão da Rússia em 2022, após a invasão da Ucrânia.

Se confirmada, a decisão da Uefa também aumentará a pressão sobre a Fifa. Mas, de qualquer forma, a suspensão de Israel na Uefa já inviabilizaria a classificação ao Mundial de 2026.

No momento, a seleção israelense está com nove pontos na terceira posição do Grupo I. A Itália também tem nove pontos, e a Noruega lidera com 15.

O governo americano, liderado por Donald Trump, já sinalizou que se opõe a qualquer tentativa de banir Israel da Copa do Mundo de 2026.

Enquanto isso, protestos seguem acontecendo em diferentes países antes de jogos envolvendo clubes israelenses.

A próxima partida de Israel pelas Eliminatórias está marcada para o dia 11, contra a Noruega, em Oslo.


📸 FRANCK FIFE - AFP or licensors