Esporte News Mundo
·25 de setembro de 2025
Uefa pode suspender seleções e clubes israelenses das competições europeias

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·25 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
A Uefa deve ter uma reunião na semana que vem para decidir se vai suspender as seleções israelenses e os clubes do país das competições europeias. Segundo o jornal inglês ”The Times”, a maioria dos membros do comitê executivo estaria inclinada à suspensão, depois que especialistas da ONU, incluindo Francesca Albanese, relatora especial para a Palestina, pedem que Fifa e Uefa punam Israel.
Os defensores da medida citam o precedente aberto contra a Rússia, que está banida desde 2022, depois da invasão à Ucrânia. No entanto, a possível suspensão não teria efeito automático na Fifa. Os israelenses ocupam o terceiro lugar de sua chave nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026, atrás de Itália e Noruega, que lidera o grupo.
No entanto, Israel conta com o apoio do governo americano, que quer a seleção continuar atuando. Segundo a emissora ”Sky Sports”, o Marco Rúbio, secretário de estado americano, disse que vai falar com a Fifa sobre o tema e quer que a seleção israelense continue jogando. Vale lembrar que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem uma relação próxima com Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Publicidade
Torcida israelense durante partida (Foto: Franco Arland/Getty Images)
Por outro lado, a maioria das confederações europeias defende o banimento israelense, mas a Uefa se manifestou pouco sobre o tema até o momento. No entanto, a polêmica cresceu com a morte do jogador palestino Suleiman al-Obeid, descrito como o “Pelé palestino”, apontada pela Associação Palestina de Futebol como resultado de ação militar israelense em Gaza.
Isso levou alguns jogadores a se manifestarem; um deles foi o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, que criticou a entidade por meio das redes sociais, questionando: “Podem nos dizer como, onde e por que ele morreu?”. O egípcio sempre se posiciona em causas muçulmanas e também já ameaçou deixar os Reds, caso a equipe contratasse o centroavante israelense Mounnas Dabbour.
Caso Israel seja suspenso, isso deixaria encaminhada a volta da Itália para uma Copa do Mundo após quase uma década fora. Ambas as seleções estão empatadas no número de pontos no grupo I das eliminatórias, mas os italianos levam vantagem no saldo de gols. Entre os times, o Maccabi Tel Aviv é o único representante israelense em competições europeias na atual temporada. A equipe fez sua estreia na Liga Europa contra o PAOK, da Grécia, em uma partida marcada por protestos.