UEFA toma decisão sobre partidas de ligas nacionais fora da Europa | OneFootball

UEFA toma decisão sobre partidas de ligas nacionais fora da Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·06 de outubro de 2025

UEFA toma decisão sobre partidas de ligas nacionais fora da Europa

Imagem do artigo:UEFA toma decisão sobre partidas de ligas nacionais fora da Europa

— Continua depois da publicidade —

A Uefa aprovou a realização de duas partidas da La Liga e da Série A disputadas fora do continente europeu nesta segunda-feira (6). Apesar de reiterar sua oposição à situação, o órgão que comanda o futebol europeu disse que aprovou a decisão levando em base uma decisão ”excepcional” e que será única.


Vídeos OneFootball


”Duas solicitações aprovadas a título excepcional devido a lacunas regulamentares a nível global. A UEFA comprometeu-se a garantir a integridade das competições nacionais e a perspectiva dos torcedores nas próximas regras da FIFA”, explicou por meio de um comunicado.

Com isso, a partida Villarreal x Barcelona, válida pela 17ª da La Liga no próximo dia 21 de dezembro, será disputada no estádio Hard Rock, em Miami. Além disso, o duelo entre Milan x Como, válido pela 24ª rodada da Série A, no dia 7 de fevereiro, será disputado em Perth, na Austrália.

A decisão aconteceu depois da reunião do Comitê Executivo da Uefa, que foi realizada em Tirana no último mês de setembro. Depois disso, o órgão que comanda o futebol europeu avaliou a situação e, na sequência, avaliou os pedidos das federações espanhola e italiana.

Imagem do artigo:UEFA toma decisão sobre partidas de ligas nacionais fora da Europa

Sede da Uefa em Nyon, na Suíça (Foto: Harold Cunningham/Getty Images)

Apesar da decisão, a Uefa disse que aprovou a realização das duas partidas como sendo uma medida excepcional. Fora isso, também afirmou que vai contribuir para que esse precedente não volte a acontecer.

“Os jogos da liga devem ser disputados em casa; qualquer outra coisa privaria os torcedores leais que frequentam os jogos e poderia introduzir elementos distorcivos nas competições. Nossa consulta confirmou a amplitude dessas preocupações. Gostaria de agradecer às 55 federações nacionais por seu envolvimento construtivo e responsável em uma questão tão delicada”, disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa, por meio de um comunicado.

Saiba mais sobre o veículo