Um fato impressionante envolvendo os técnicos da gestão de Alessandro Barcellos | OneFootball

Um fato impressionante envolvendo os técnicos da gestão de Alessandro Barcellos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·24 de dezembro de 2025

Um fato impressionante envolvendo os técnicos da gestão de Alessandro Barcellos

Imagem do artigo:Um fato impressionante envolvendo os técnicos da gestão de Alessandro Barcellos

No início de 2021, os sócios do Internacional tomaram uma importante decisão. Diante de um discurso de quebra com a antiga política interna, Alessandro Barcellos foi eleito presidente do Colorado por três anos. Depois, ao final de 2023, ele voltou a vencer o pleito, desta vez com promessas de profissionalização e investimentos na base.

Em todo esse tempo, contudo, ele não conseguiu entregar o esperado, tanto que até a possibilidade de um “impeachment” chegou a ser debatido por conselheiros. De quebra, um dado impressionante envolvendo a busca do mandatário por treinadores foi revelado pelo portal “ge” e acabou gerando debate entre os colorados.


Vídeos OneFootball


Trata-se da preferência por treinadores estrangeiros no mercado. Com a contratação de Paulo Pezzolano para a vaga de Abel Braga, que virou diretor técnico, quase 70% dos técnicos contratados por Alessandro Barcellos nasceram fora do Brasil. Ao todo, seis nomes diferentes chegaram ao Beira-Rio sob o comando do dirigente.

Paulo Pezzolano, inclusive, já é o terceiro uruguaio neste curto período de tempo. Antes dele, Diego Aguirre e Alexander Medina trabalharam no Beira-Rio. Os outros estrangeiros foram os argentinos Eduardo Coudet e Ramón Díaz, além do espanhol Miguel Ángel Ramírez, que foi justamente o primeiro treinador de Alessandro Barcellos após a saída de Abel Braga, no início de 2021.

O melhor desempenho entre eles é o de Eduardo Coudet, que em 62 jogos conquistou 56,4% dos pontos, levando o time até as semifinais da Libertadores de 2023. Contudo, o maior desempenho no período é de um treinador brasileiro: Abel Braga. O atual diretor técnico teve um aproveitamento de 60,6% com o atual presidente no comando.

Técnicos estrangeiros sob o comando de Alessandro Barcellos:

  • Miguel Ángel Ramírez – 21 partidas – 53,9% de aproveitamento;
  • Diego Aguirre – 35 partidas – 42,8% de aproveitamento;
  • Alexander Medina – 17 partidas – 47% de aproveitamento;
  • Eduardo Coudet – 62 partidas – 56,4% de aproveitamento;
  • Ramón Díaz – 13 partidas – 35,9% de aproveitamento;
  • Paulo Pezzolano – ainda não estreou.
Saiba mais sobre o veículo