Um fato inédito sobre ex-jogador do Inter que virou treinador | OneFootball

Um fato inédito sobre ex-jogador do Inter que virou treinador | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·10 de outubro de 2025

Um fato inédito sobre ex-jogador do Inter que virou treinador

Imagem do artigo:Um fato inédito sobre ex-jogador do Inter que virou treinador

Um caminho natural para os jogadores após a aposentadoria é buscar uma oportunidade como treinadores. Seja nas categorias de base ou em times profissionais, é comum ver ex-atletas utilizando a experiência conquistada ao longo da carreira para organizar equipes e auxiliar no desenvolvimento de jovens.

É o caso, por exemplo, do ex-lateral Chiquinho. Atualmente no comando da equipe Sub-19 do Clube do Povo, ele será responsável por conduzir o Celeiro de Ases na disputa da Copa Atlântico. A competição de base conta até com a participação de uma equipe da Europa, além de outros clubes tradicionais do futebol brasileiro.


Vídeos OneFootball


O Internacional vai enfrentar o São Paulo, o Palmeiras, o Santos, o Retrô e o Midtjylland, da Dinamarca, na busca pelo título. A equipe de Pernambuco, inclusive, foi a responsável pela organização da competição. O time de Recife ganhou destaque recente por ser comandado através do sistema de “clube-empresa”.

Em meio a esse cenário, uma informação envolvendo Chiquinho acabou surpreendendo a torcida do Internacional. Afinal, o ex-lateral virou o primeiro técnico do futebol brasileiro a ministrar uma aula no curdo da ATFA, associação de técnicos do futebol argentino, em toda a história.

Com essa experiência inédita, o ex-jogador agora espera seguir buscando seu espaço no estádio Beira-Rio. Após passar por categorias inferiores, ele assumiu o time Sub-19 e agora espera seguir se destacando para, quem sabe em um futuro próximo, receber oportunidades uma categoria acima ou até como comandante do time profissional do Internacional nos próximos anos.

Criado nas categorias de base do Internacional, Chiquinho, como jogador, defendeu a camisa vermelha entre 2002 e 2008. Ao todo, foram 84 jogos e 8 gols marcados pelo Clube do Povo ao longo da carreira.

Saiba mais sobre o veículo