Fábio Rigo disse que o Grêmio precisará baixar a folha salarial, que hoje está em R$ 21 milhões, para depois conseguir contratar 4 grandes jogadores, que chegam e jogam, para a temporada de 2026.
Vale lembrar que o Grêmio conta com 37 jogadores no elenco atual. É muita coisa.
Ninguém sabe os nomes destes reforços que irão vir, nem os que os novos dirigentes pretendem contratar. Porém, eu fiz uma lista de possíveis dispensas. Separei pelas de maior tendência e outros nem tanto.
Lista dos que provavelmente irão sair: Grando, Jemerson, Enzo, Camilo, Alex Santana, Edenilson, Cristaldo, Kike Oliveira e Aravena.
Bom, a lista tem algumas questões. Exemplo é o Edenilson. O cara estava renovando. A repercussão pública conseguiu brecar isso. Seu futuro está indefinido, mas eu diria que a tendência é por saída. É meu sentimento da situação.
Edenilson e Alex Santana são os dois jogadores mais “fáceis” de conseguir economizar. Ambos terminam contrato. Só na dupla, é R$ 1 milhão a menos.
Grando já disse que só fica se tiver mais minutos em campo. Os novos dirigentes estão dispostos a conversar, mas o titular é o Volpi. Difícil ficar.
Kike Oliveira tá meio que implorando para sair. Todo mundo sabe. Jemerson não tem mais clima e Aravena não performou como se imaginava. Se falso 9 deu uma melhorada, mas ainda distante. Por fim, o Cristaldo custou alto e não tá entregando há tempos.
Bom, na lista dos que podem sair, coloquei jogadores que não performaram, mas que são dúvidas porque não há muitas opções no local. Podem dar uma nova chance pro Cuéllar, por exemplo. Dá pra insistir no Pavón e o Braith tá lesionado, então, o André Henrique poderá jogar.
É claro que todas essas modificações dependem de quem for contratado entre os quatro grandes nomes. Se vier dois meias, por exemplo, podem conseguir negociar Cristaldo e Monsalve.
Ah, e tem a questão de propostas também. Cristaldo, Kike, Aravena, Pavón, todos custaram de 3 a 4 milhões de dólares. Tem que vir proposta perto disso.