URGENTE: Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo agenda votação do impeachment de Casares | OneFootball

URGENTE: Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo agenda votação do impeachment de Casares | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·07 de janeiro de 2026

URGENTE: Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo agenda votação do impeachment de Casares

Imagem do artigo:URGENTE: Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo agenda votação do impeachment de Casares

O presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres de Abreu, anunciou na noite desta terça-feira (6) que está agendada para o próximo dia 14 (quarta-feira), a reunião extraordinária do órgão que votara o impeachment do presidente do clube, Julio Casares.

De acordo com a ata de convocação emitida por Abreu, a votação acontecerá de maneira presencial, à partir das 18h30 (de Brasília). Serão duas horas de deliberação entre favoráveis e contrários à saída de Casares, antes de ter início, de fato, o pleito.


Vídeos OneFootball


O processo acontece após pedido formal de conselheiros de oposição à atual gestão tricolor, que juntaram as 57 assinaturas necessárias para dar entrada à retirada do mandatário, conforme o Estatuto do clube, no fim de dezembro.

Para o impeachment de Casares continuar, serão necessários pelo menos dois terços dos 255 conselheiros são-paulinos (ou seja, cerca de 171 votos favoráveis).

Com essa aprovação, o presidente já seria afastado do cargo, assumindo o posto o vice são-paulino, Harry Massis Júnior.

Mesmo assim, entretanto, para o processo de retirada ser consumido, Casares ainda passará por uma apreciação em assembleia-geral com todos os sócios adimplentes do clube social. A maioria simples do voto selaria a saída do dirigente.

BASTIDORES

A marcação da votação do impeachment de Casares acontece no mesmo dia em que o Conselho Consultivo do clube, formado em sua maioria por ex-presidentes e cardeais, desaconselhar o processo de destituição após reunião extraordinária no fim da tarde.

O grupo, que não tem o poder de decidir a saída ou não de Julio Casares, decidiu não indicar ao presidente o seu impeachment. Mesmo em meio a diversas denúncias e escândalos que envolvem o nome do mandatário, o Conselho alegou que ‘não há elementos de prova material para justificar um parecer favorável ao impeachment presidencial’, em nota emitida à imprensa.

O Conselho Consultivo do Tricolor é composto por 12 nomes, mas três foram ausências na reunião de hoje. Estiveram presentes o próprio presidente Julio Casares, Olten Ayres, Carlos Miguel Aidar, Marcelo Pupo, Ives Gandra, Leco, José Carlos Ferreira Alves, José Eduardo Mesquita Pimenta e Paulo Amaral Vasconcelos.

Por questões de saúde, Milton José Neves e Paulo Planet não puderam comparecer, assim como Fernando Casal de Rey, que está em viagem fora do país.

A votação de valor apenas consultivo, já que o órgão não tem o poder de sacramentar a saída de Casares, apontou oito contra um pela não indicação do impeachment presidencial. Somente o opositor José Carlos Ferreira Alves votou em favor da recomendação da exclusão do dirigente do cargo no Tricolor.

Anterior à nova denúncia vazada, os motivos apontados pelos opositores para o pedido de impeachment são por ‘administração temerária’, sustentada sobre os seguintes argumentos: sucessivo descumprimento do orçamento (alta dívida do clube acima dos R$ 968,2 milhões no fim de 2024); suposta venda de jogadores abaixo do valor de mercado nas últimas janelas e suposta comercialização ilegal de um camarote para um show por dois diretores do clube: Mara Casares, ex-mulher do presidente, e Douglas Schwartzmanm, até então responsável pelas categorias de base em Cotia (SP).

Antes desse escândalo, contudo, houve outra denúncia contra o clube do Morumbi envolvendo o seu departamento médico, que estaria utilizando medicamento para emagrecimento dos jogadores que não tinha autorização das autoridades sanitárias brasileiras, além de terem sido compradas de forma suspeita, segundo apuração da Receita Federal.

Imagem do artigo:URGENTE: Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo agenda votação do impeachment de Casares
Saiba mais sobre o veículo