“Vale muito a pena quando se alcança”, diz Paquetá a jovens da base do Flamengo | OneFootball

“Vale muito a pena quando se alcança”, diz Paquetá a jovens da base do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·02 de outubro de 2026

“Vale muito a pena quando se alcança”, diz Paquetá a jovens da base do Flamengo

Imagem do artigo:“Vale muito a pena quando se alcança”, diz Paquetá a jovens da base do Flamengo

Lucas Paquetá foi o convidado para trocar experiências com atletas da base do Flamengo


De cria para cria. O Flamengo realizou, nesta quinta-feira (1º), a quarta edição do Papo de Campeão, projeto que aproxima atletas da base de referências do clube. Assim, Lucas Paquetá conversou com jogadores das gerações 2013 e 2015, hoje nas equipes sub-13 e sub-11.

Quando eu estava na base, víamos os jogadores profissionais de longe, mas queríamos estar perto. Ver o que o Flamengo se tornou nesse sentido é muito especial. Espero que eles possam aproveitar essa proximidade para realizar os próprios sonhos”, apontou Paquetá.

O que Paquetá disse sobre a aproximação com a base?

O cria, atualmente com 28 anos, também falou sobre a preparação física e a importância da escola e da religião. Dessa forma, entre as lembranças, destacou a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, quando também usava a camisa 11.


Vídeos OneFootball


O que os mais jovens disseram sobre o encontro com Paquetá?

Bernardo Aiex, camisa 10 da geração 2013 e no Flamengo desde os seis anos, foi um dos presentes no encontro. “Todos nós já conhecíamos a história do Paquetá. Poder perceber que ele passou por momentos semelhantes aos que vivemos na base foi muito especial”, contou.

Fico feliz em ver o quanto ele se relaciona com o clube. Quando assisto aos jogos, consigo observar movimentos que levo para o meu jogo. É uma inspiração muito grande para mim”, afirmou Bernardo.

O que a coordenadora do Departamento Humano disse sobre o projeto?

Ainda assim, para Patrícia Negreiros, coordenadora do Departamento Humano, Paquetá representa uma referência que já viveu o caminho desses jovens. “O Paquetá é um Garoto do Ninho e passou por experiências parecidas com as que esses meninos vivem hoje. É muito especial juntar essas duas gerações”, destacou.

Quais outros jogadores já participaram do Papo de Campeão?

O projeto é iniciativa da atual gestão, desde 2025. No entanto, antes de Paquetá, Danilo e Jorginho já se encontraram com meninos de diferentes gerações da base. Ao fim do encontro, Paquetá deixou uma mensagem aos jovens:

O importante é continuar trabalhando e se dedicando, com o objetivo de conquistar o espaço e alcançar o sonho. Continuem, porque vale muito a pena quando se alcança”, destacou o meia do Mengão.

Quando o Flamengo volta a campo após a Data Fifa?

O primeiro compromisso do Rubro-Negro é contra o Santos, no dia 08 de outubro, a partir das 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Então, o time recebe o Fluminense no Maracanã, no dia 11, um domingo, às 17h30, também pelo Brasileirão.

Saiba mais sobre o veículo