ecbahia.com
·12 de novembro de 2025
Vale o preço? Saiba quanto o Bahia precisa pagar para comprar Ronaldo

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·12 de novembro de 2025

O goleiro Ronaldo, que chegou ao Bahia por empréstimo no início de 2025, tem se consolidado como um dos destaques da equipe na reta final da Série A. Seu contrato com o clube é válido até o fim da temporada e inclui uma opção de compra com valor fixado para que o Tricolor de Aço adquira seus direitos em definitivo.
Faltando apenas cinco jogos para o fim da temporada, a dúvida que surge é quanto ao futuro do goleiro com a camisa do Bahia e o que a diretoria tricolor pensa para a posição em 2026.
O valor fixado para o Bahia exercer a compra de 80% dos direitos econômicos do goleiro junto ao Atlético-GO gira em torno de R$ 5 milhões, como publica o site Dragão Goiano, que faz a cobertura diária do Atlético.
“Se o Bahia não efetivar, vai ter outros clubes, porque hoje é um jogador em alta, né?”, disse Adson Batista, presidente do clube goianiense.
Além disso, o próprio contrato do arqueiro conta com um gatilho para compra obrigatória. Caso as condições sejam atendidas, o clube efetivará a aquisição do jogador.
Contudo, é possível que o Esquadrão abra negociação para tentar reduzir o valor, assim como costuma fazer com jogadores adquiridos por empréstimo (como foi nos casos de Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e mais recentemente Rodrigo Nestor).
Ronaldo chegou ao clube por empréstimo como uma opção encontrada pelo clube no mercado após sofrer com dificuldades para adquirir um nome de mais peso para o setor. Éverson foi a primeira tentativa, enquanto o costarriquenho Patrick Sequeira foi outro nome desejado pelo clube.
Ronaldo, que é soteropolitano e foi formado na base do rival, rapidamente se adaptou ao Esquadrão, mas sofreu fortes críticas após um começo de trajetória marcado por oscilações e falhas consecutivas.
Contudo, o arqueiro assumiu a condição de titular absoluto após a saída de Marcos Felipe e principalmente com a lesão sofrida por João Paulo poucos dias após sua chegada ao Esquadrão.
Diante de uma nova realidade financeira, o Bahia vê o valor de R$ 5 milhões como acessível para o clube. A permanência de um goleiro que termine a temporada em boa forma técnica e com elogios da torcida é vista como fundamental para o clube pensando na temporada seguinte.
Vale lembrar que o Esquadrão virou o ano de 2024 para 2025 sem um goleiro titular de confiança. Danilo Fernandes fez o último jogo do ano passado e começou esta temporada ganhando oportunidades, mas não conseguiu se firmar. Marcos Felipe reassumiu a titularidade, mas voltou a falhar e a saída por empréstimo foi uma necessidade.
Foi por esse motivo que Ronaldo surgiu como uma opção emergencial encontrada pelo Bahia no mercado, com baixo custo de empréstimo e uma opção de compra também considerada como viável.
Com Ronaldo em alta no gol tricolor, a chance de o técnico Rogério Ceni aceitar se desfazer do dono da posição se torna menor e, portanto, a possibilidade de aquisição é ainda maior.
Ronaldo tem 36 partidas com a camisa do Bahia e distribuiu uma assistência para gol de Ademir contra o Palmeiras.









































