
Gazeta Esportiva.com
·19 de maio de 2025
Valencia exige retratação da Netflix após documentário sobre Vinicius Júnior

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 de maio de 2025
No último dia 15 de maio, a Netflix, uma das principais plataformas de streaming do mundo, lançou o documentário “Baila, Vini”, que retrata a vida do brasileiro Vinicius Júnior desde sua chegada ao Real Madrid. Um dos principais momentos abordados pela produção é quando o atacante sofre insultos racistas proferidos pela torcida do Valencia, no Estádio Mestalla, em 2023.
O clube espanhol, por sua vez, diz que sua torcida foi injustamente retratada pela Netflix. Por meio de uma nota oficial, o Valencia exigiu que a plataforma de streaming se retrate, sob a ameaça de tomar medidas legais contra a empresa norte-americana.
“Diante da injustiça e das falsidades cometidas contra os torcedores do Valencia CF, o Clube exigiu por escrito uma retificação imediata da produtora do documentário sobre o ocorrido no Mestalla e que não corresponde à realidade. A verdade e o respeito pelos nossos fãs devem prevalecer. O Valencia CF reserva-se o direito de tomar medidas legais”, publicou o Valencia nesta segunda-feira.
Em 21 de maio de 2023, durante um confronto entre Valencia e Real Madrid no estádio Mestalla, torcedores da equipe mandante proferiram gritos de “mono”, “macaco em espanhol, a Vinicius Júnior. O jogo foi interrompido por aproximadamente cinco minutos. Na oportunidade, viralizou um vídeo do brasileiro em lágrimas ainda dentro de campo.
Além disso, após o episódio, três torcedores do Valencia foram identificados e condenados a oito meses de prisão e foram proibidos de frequentar estádios por dois anos. O clube espanhol foi multado em 45 mil euros.
De acordo com o jornal espanhol Marca, a principal reclamação do Valencia é quanto às imagens e cenas em que a torcida do clube ofende Vinicius Júnior gritando “mono”. A diretoria do clube argumenta que seus torcedores gritavam “tolo” para o brasileiro.
O Valencia ainda proibiu a entrada das câmeras da produtora no estádio Mestalla quando o documentário estava sendo produzido. Por sua vez, a Netflix não se pronunciou sobre as acusações do clube.